Apenas mais um Blog.

quinta-feira, 26 de março de 2015

Tudo Pode Acontecer - Ato IV (4/5).



Foi com indisfarçável surpresa, que o senhor Constantino lançou o seu olhar sobre aquela descrição que de tão clara, objetiva e detalhada, certamente não esperava ver.

Embora eu vestisse uma discreta camisa polo marrom, apesar de uma lista horizontal beje a altura do peito, restou ao Sr Constantino, para finalizar, voltando-se para mim confirmar meu emprego dizendo: 

Venha amanhã às oito horas para trabalhar. Mas, venha vestido com uma camisa mais sóbria, mais adequada.

A minha história naquela empresa estava apenas começando.

Era uma segunda feira, quando cheguei cedo à Eletromar, para o meu primeiro dia de trabalho. Aguardei a presença do Sr Constantino, para que autorizasse ao chefe do setor pessoal, os procedimentos administrativos formais, como o preenchimento de dados e assinatura da carteira de trabalho.

O senhor Uchôa, responsável por essas providencias, ouviu do Sr Constantino as seguintes palavras:

Este rapaz, vai trabalhar conosco. Salário: ponha quinhentos Cruzeiros Novos. Mas, faça constar que por um dinheiro desses, ele terá que trabalhar também aos sábados, domingos e feriados.

Aliviei-me do meu receio final de que aquele homem pudesse voltar atrás, e descumprisse a aparente aceitação das minhas bases salariais. Naquele mesmo dia eu tive a minha carteira de trabalho devolvida assinada, com tudo de acordo com o que eu esperava.

O Sr Uchôa, logo que o diretor afastou-se, tranquilizou-me dizendo: esse homem parece enlouquecido! Como pode desconsiderar que temos leis trabalhistas? A sua jornada de trabalho será igual a de todos nós.

Fui então apresentado ao chefe do setor técnico, com o qual iria trabalhar, o Sr Silveira.

O lugar ocupado pelo Departamento Técnico era um espaço físico nobre, e as suas instalações caprichosamente organizadas pelo Sr Silveira, tornavam o ambiente convidativo para o desenvolvimento dos trabalhos. Grande parte deles seria fazer projetos de instalações elétricas.

O Sr Silveira era um técnico experiente, trabalhando sob a insatisfação generalizada de uma empresa que vivia um momento muito crítico, em consequência de sérios problemas administrativos da responsabilidade do seu transtornado diretor.

Envolvi-me com o meu primeiro trabalho, o que tornaria os meus dias iniciais por demais absorventes. Tratava-se de um projeto de iluminação para uma fábrica de relógios que então se estabelecia na cidade interiorana de Garanhuns.

No plano pessoal, familiar, tomei decisões que o meu salário agora permitia, para adequar as nossas vidas às condições financeiras recém conquistadas a tão duras penas.

Como minha mãe havia falecido fazia pouco mais de um ano, agora éramos quatro. Maria, a boa e leal acompanhante de sempre da nossa família, o meu pai em estado depressivo desde a morte de minha mãe, o que o impedia de trabalhar, o meu irmão Ronaldo, à época com apenas 13 anos, e eu.

Tempos difíceis para todos, e em especial para mim que acumulava às responsabilidades de casa, com as do trabalho e de um curso "puxado".

Providenciei a mudança para um apartamento de apenas um quarto, no então longínquo terminal de ônibus do bairro de Casa Caiada, em Olinda. Voltava de ônibus tarde da noite, exausto do trabalho e da faculdade, costumando adormecer no trajeto. Não raro era despertado pelo motorista, que batia com força na tampa do motor, avisando: TERMINAL!

Lembro do quanto, agora que a vida "entrara nos eixos", eu buscava aproveitar o máximo do meu tempo. As novas condições permitiram até que eu me matriculasse em um curso de inglês!

A que horas conseguiria o inglês estudar? As aulas eram bem cedo da manhã. Das 7 h às 7 h 45, três vezes por semana, em um Yázigi no centro da cidade.

Certo dia, ao chegar ao trabalho, fui surpreendido pela presença na nossa sala, da secretária do Sr Constantino, a maltratada Dona Judite.

Ela dirigiu-se a mim dizendo: O Sr Constantino mandou que eu lhe procurasse e me pusesse à sua disposição.

Não pude imaginar o que aquilo significava, além de que era o Sr Silveira e não eu, o responsável pelo setor. Como ele ainda não havia chegado, e em busca de maiores esclarecimentos, dirigi-me à sala do nosso incomum diretor. 

Disse-me então o Sr Constantino: quero que você desocupe o local onde hoje trabalha com o Sr Silveira. Para fazê-lo peça à Dona Judite, o que precisar. Inclusive pessoas que levem para o nosso depósito, os birôs, estantes, painéis... e tudo mais que lá houver. A ordem é esvaziar por completo aquela área. Pode começar!

Não demorou para que o nosso Departamento Técnico se tornasse irreconhecível. Ainda havia porém muitas coisas para retirar, quando chegou o Sr Silveira. 

Jamais esqueci o impacto que a sua visão de tamanho desmantê-lo nele provocou. Por instantes o vi permanecer estático, pálido, estarrecido, incrédulo e ao mesmo tempo indagador.

Ordens do Sr Constantino. Encarregou-se a Dona Judite de a ele esclarecer.

Só muito lentamente, o Sr Silveira se refaria daquele imenso susto. Suas primeiras palavras saíram gaguejadas, quase inaudíveis. Deve ter tentado dizer algumas dessas coisas que só revelam a impotência diante de uma situação.

Terminada a mudança fomos nós fazer companhia ao amontoado de coisas dispostas desorganizadamente em uma pequena parte daquele imenso almoxarifado mal iluminado e sem ventilação. 

Não seria contudo por muito tempo. Nossos trabalhos estavam paralisados, agora que nos foram tiradas as condições de fazê-lo. A insatisfação dos empregados alcançava o auge. Um relato minucioso de tudo que por lá estava acontecendo, fora enviado para a matriz no Rio de Janeiro.

Quem sabe aquela atitude tão drástica ordenada pelo Sr Constantino era decorrente da sua desconfiança da participação do Sr Silveira, nessa ação.

Logo espalhou-se a notícia de que dois interventores estariam a caminho e que o Sr Constantino estaria com os seus dias contados na Eletromar.

Não demorou para termos a confirmação de que amanheceriam lá, no dia seguinte, esses dois respeitáveis senhores, que viriam por ordem na casa. 

Funcionários que por terem sofrido humilhações do Sr Constantino o detestavam, agora exultavam. 

Senti nascer nas pessoas, uma vontade imensa de assistirem ao encontro do Sr Constantino, com aqueles interventores. A atmosfera era de revide, de vingança... Queriam vê-lo submetido, subjugado, se possível humilhado e depois capitulado. 

Como programado, amanheceu o tão esperado dia, e chegaram conforme ansiosamente esperado, aqueles dois senhores.

Que tal eu prosseguir em "Tudo Pode Acontecer" no Ato V, que será o epílogo?

Nenhum comentário:

O Sexto Sentido.

Uma Volta ao Mundo, Dançando!