Apenas mais um Blog.

quinta-feira, 26 de março de 2015

Tudo Pode Acontecer - Ato III (3/5)


Eram 14 h e lá estávamos nós outra vez, parece que agora eu receberia atenção. Era enfim chegada a minha vez!

Seria contudo uma atenção descontinuada, pois o Sr Constantino insistia em fazer várias coisas de uma só vez.  Isso o ajudava a ser desatencioso com quem por ele esperava.

Antes de ater-se ao propósito da minha presença, o Sr Constantino sem me fitar, desfiou comentários ácidos dirigidos ao Sr Quental, a quem insistia em agredir, enquanto se enaltecia.

O Sr Quental, dizia ele, entrou nessa empresa a quase 40 anos, e nunca passou de um reles vendedor. Quanto a mim, ainda não completei 20 anos! Entrei como simples varredor, e hoje sou Diretor regional, e lhe digo: não vou parar por aqui.

Foi quando de súbito, apanhando a folha onde se lia a palavra Ohm, voltou a entrevista que mal iniciara horas atrás: vejo que você sabe grafar a palavra Ohm. Disse ele, como se considerasse isso uma grande coisa!

E reiniciando:

Sei que você é estudante de engenharia. Por isso quero logo saber: havendo a necessidade de escalar em um poste de de 8, ou 9 ou 10 metros de altura para trocar uma luminária; você é capaz de subir? 

A minha resposta foi algo socrática:

Por que não?!

Nova interrupção acabava de acontecer! Talvez para não perder outra vez a continuidade daquelas malucas interações, o Sr Constantino antes de retirar-se por alguns instantes, abriu uma das suas gavetas. De lá ele retirou uma régua, uma fita métrica e um paquímetro. Entregou-me, e junto com eles uma folha de papel em branco, daquelas que desde a minha escola primária, ouvia chamar de "folha de papel almaço". Pareceu-me tratar-se de uma gincana, quando disse para mim: "meça as dimensões dessa folha".

Saiu deixando-me intrigado com o inusitado  pedido.

O paquímetro é um instrumento geralmente de aço, de larga utilização para a medição de pequenas dimensões de peças, em oficinas mecânicas.  

Deduzi que o meu "entrevistador" o que pretendia era saber se eu conhecia a finalidade de um paquímetro. Para demonstrar que sim, eu deveria apresentar-lhe como as dimensões da folha de papel, além do seu comprimento e largura, a sua espessura.

Outra longa espera decorreu, até que ele voltasse para dar atenção ao meu resultado.

A sua reação seria satisfatória, o que revelou-se ao dizer: vejo que você sabe para que serve um paquímetro!

Sejamos objetivos então, disse-me ele, passando a próxima pergunta:

Caso você venha a trabalhar conosco, quanto você pretende ganhar?

Incrivelmente talvez para alguns, essa nunca foi para mim, uma pergunta que me causasse embaraço. As circunstâncias ditadas por necessidades familiares, sempre me impuseram pretensões salariais acima daquelas oferecidas pelo mercado. A elas porém eu era sempre muito fiel.

Imbuído portanto de grande sinceridade e de comovente esperança que beirava a ingenuidade, essa resposta eu a tinha de cor. Até já era capaz de dá-la sem nem pestanejar.

Quinhentos Cruzeiros Novos naquele época, era o salário inicial dos engenheiros recém formados. Quanto a mim, faltavam ainda pouco mais de dois anos de conhecimentos para que eu pudesse me graduar. Mesmo assim, respondi confiante:

Quero ganhar Quinhentos Cruzeiros Novos mensais.

Essa foi a primeira vez que provoquei risos apesar de estrar falando muito sério. Até então, o Sr Constantino ainda não tinha sido muito indelicado comigo! Só um pouco! Apenas desatencioso, o que é certamente um tipo de indelicadeza. Como não perdeu o controle diante das minhas pretensões salariais, e apenas as ridicularizou, conclui que seria tratado satisfatoriamente até o final. Seja lá qual fosse o final!

Voltando a ficar sério, ele então ironizou:

Você está querendo ganhar muito pouco!!!

E riu muito outra vez!

Em lugar de me despachar porém, submeteu-me ao que poderia ser considerado, uma grande crueldade.

Colocou as coisas nos seguintes termos:

O seu emprego vai depender de se conseguirá responder a minha última pergunta. Caso você saiba, o emprego é seu. Se não souber responder, estamos conversados.

A pergunta é, disse ele:

Em que se baseia o princípio de funcionamento de um paquímetro? Descreva-o.

Considerando a minha especialidade na engenharia, que é na área de eletricidade (eletrotécnica), a mim estava sendo dirigida uma questão apropiada para alguém da área de mecânica.

Aquela "pergunta final", ninguém poderia imaginar o que provocou dentro de mim. Nem seria possível por em palavras, a mistura de alívio, alegria e plena realização de um árduo objetivo. 

Mal consegui dissimular o quase estado de euforia que naquele instante se desencadeou. Aquela pergunta para mim era fácil! Ajudou a me conter, a lembrança de que a minha carteira de trabalho ainda não fora assinada! Mas responder aquela pergunta eu sabia muito bem.

Fazia pouco tempo que concluíra um curso intensivo de dois meses, oferecido pelo Departamento de Águas e Energia (DAE). Foi um treinamento para formar monitores para atuarem no ensino de técnicos de nível médio. 

Aprendera nas suas oficinas, práticas extra-curriculares às escolas de engenharia, tais como técnicas usadas para amarração de cabos condutores de linhas de transmissão, confecção de peças em tornos mecânicos, em especial parafusos, e utilização do ferramental básico, entre eles, e com destaque especial, devido a sua importância, o paquímetro.

Na minha memória recente, estava o paquímetro gigante confeccionado em madeira, para fins didáticos, preso à uma parede da oficina do DAE. Ali aprendera que o seu princípio de funcionamento baseava-se no Nônio e Vernier. Nônio que provém de Pedro Nunes, astrônomo e matemático português, e Vernier, do matemático francês Pierre Vernier, os seus inventores. 

Na minha memória estavam aquelas partes deslisantes do paquímetro, e nelas as suas escalas, bem como a  forma gráfica de descrevê-las com a riqueza de detalhes que só a sua clara compreensão permitiria. 

Por fim me acalmei, e concentrando-me no que ainda restava fazer, iniciei a minha redação que preencheria pouco mais que duas das quatro páginas daquelas "folhas de papel almaço".



Prosseguirei esse "Tudo Pode Acontecer" na postagem seguinte: Ato IV. 

Nenhum comentário:

O Sexto Sentido.

Uma Volta ao Mundo, Dançando!