Apenas mais um Blog.

sábado, 14 de junho de 2008

Magazine Printemps (em 11 de junho)


O nosso segundo dia do Sightseeing foi programado para depois de uma etapa inicial de visitas, que contemplou: O Magazin Printemps, a famosa igreja de Madeleine, e a Opera de Paris.
O Magazin Printemps, é talvez a mais famosa loja de departamentos de Paris, onde seria possível ficar o dia inteiro e deixá-la pensando em voltar. Isso se a intenção fosse olhar tudo que interessasse minunciosamente. Apesar do luxo das suas instalações e do extremado requinte de cada uma das suas secções, a Printemps diferentemente da Harrods de Londres, não chega a intimidar os seres atípicos da sua clientela, assim como eu. E olhe que o dia amanheceu quente e saí de calça jeans e camiseta Hering que eu havia trazido para vestir somente por baixo.
Na mão eu ainda levava uma sacola onde havia escrito ROMA.
Dentro dela uma filmadora, e alguns mapas da cidade e do Metro, além de um manual turístico da Michelin. Digamos que uma sacola de apoio, pois se fizesse mal tempo lá também estariam sombrinhas e guarda chuva.
Visitei a Printemps como se faz a um museu, contemplando por lá belíssimas peças de cristal, e bandejas de prata cujos preços equivaliam a uma passagem aérea Recife-Lisboa-Roma-Paris-Lisboa-Recife. Uma característica observável porém, é que os produtos lá disponíveis, embora todos de excelente qualidade, são na sua diversidade, um apelo a todos os bolsos.
Detive-me na secção que a mim sempre mais interessa: utensílios para cozinha. Gosto de olhar aquelas quinquilharias todas, digamos que aqueles “artefatos”. Sobretudo descobrir as novas invenções de “utensílios” que por serem completamente desnecessárias, jamais fariam falta. No entanto eles existem, porque foram criados, e encontram não só quem os compre, mas quem os use. Isso é muito revelador do grau de sofisticação ao qual pode tender o ser humano, depois que ele consegue atender às suas necessidades básicas.
Não, não comprei nada não! Nem mesmo aquele termômetro de contato, para tomar o vinho sabendo a temperatura.
Da Printemps para a igreja Madeleine, seguimos pela Avenida dos Capuchinhos. Foi quando no percurso vivi uma inesperada situação intimidatória, da qual nem a Harrods de Londres, um dia me foi capaz de submeter. À minha direita, apareceu uma elegante vitrine, de mais uma dessas grandes lojas ali existentes. Talvez que apenas para compor a decoração, havia lá um boné. Coleciono bonés, que costumo trazer de tudo quanto é canto por onde passo. O grau de sofisticação atual da minha coleção, bem que comportaria aquela aquisição. O detalhe do boné estava na aba, que era de um material do tipo PVC, preto. Quase sem sentir eu já estava dentro da loja para comprá-lo. Pense na Rainha Elizabeth entrando no mercado São José, ou o Príncipe Charles no mercado de Casa Amarela ou da Encruzilhada, todos no Recife! É só inverter o absurdo, e você vai entender porque recuei devagarinho, saindo de costas, e pisando quase que no mesmo lugar por onde entrei. Nome da Loja: Old England. Me pareceu uma loja para Lords. O térreo da loja era uma imensidão luxuosa, onde só havia três pessoas para atender. Vestidos como ali estavam, eles bem que poderiam ter comparecido às exéquias da Lady Di em Westminster! E eu de jeans e camisa Hering, o que apesar de tudo ainda poderia até me conferir a condição de um milionário excêntrico. Mas e a sacola azul onde estava escrito ROMA? O tal boné ainda não me saiu da cabeça! Quero dizer: não saiu de dentro da minha cabeça. Afinal, fiquei inibido, e por isso não o comprei! Diante das circunstâncias, eu até pensei no que teria acontecido se eu tivesse ido em frente. Poderia ser que ao perguntar sobre o boné, eles tivessem simplesmente rido muito e depois me dado! Mas e nesse caso, como eu me sentiria? Não por me terem dado, mas por rirem antes! Se pelo menos eu estivesse vestido do jeito que eu estava no dia em que viajei! Mas deixe isso para lá! Vão-se os bonés fica a cabeça. Uma citação local pertinente se lembrarmos do fim de Maria Antonieta. Aquilo sim, é que foi uma grande tragédia.
Deixarei para comentar amanhã a continuação do passeio. Essa história do boné me perturbou mais, do que ter acabado esse dia, jantando numa Mc Donalds. Foi a conseqüência de voltarmos para o hotel depois da meia noite, quando os restaurantes embora ainda abertos, não mais atendiam. E se depois de tudo isso, algum argentino passou lá pela Old England e ganhou o meu boné?

Nenhum comentário:

O Sexto Sentido.

Uma Volta ao Mundo, Dançando!