Apenas mais um Blog.

sábado, 14 de junho de 2008

A Igreja Madeleine (em 11 de junho)

Obelisco no centro da Place de La Concorde.

A Igreja Madeleine, dedicada a Maria Madalena, desperta a atenção de quem por ela passa no Sightseeing, por dois motivos:
1º) O edifício é majestoso, e chama atenção por ser a cópia de um templo Grego. Ao seu redor, são 52 imensas colunas de 20 metros de altura.
2º) A sua localização. Ela fica no encontro de Boulevards, e além disso é conectada à Place de La Concorde. Da sua imensa porta principal, vemos há aproximadamente uns 700 m, o obelisco no centro da praça.
Embora haja registros de que a paróquia da Madeleine existia desde o século XIII, a igreja atual ainda não estava construída quando ocorreu a revolução francesa. Depois de um período de avanços e recuos em relação ao seu projeto, somente em 1814, Louis XVIII decidiu que ali seria a igreja Madeleine. Antes disso, sob Napoleão, cogitou-se de ali ser construído um templo à gloria do exército francês. Mesmo depois da decisão de Louis XVIII, admitiu-se de que ali em lugar da igreja poderia ser construído um terminal de trens. O que se pode considerar como as vicissitudes dessa igreja, terminaram com a sua consagração em 1842. O seu pároco foi morto na Comuna de 1871.
O funeral de Chopin teve lugar em Madeleine, em 1849.
Em 1858 Camille Saint-Saëns foi pago para ali tocar órgão, onde terminou compondo as suas mais importantes obras primas.
Visitamos a igreja, quando por ela passamos vindo do Magazine Printemps, em direção à Opéra de Paris.

Nenhum comentário:

O Sexto Sentido.

Uma Volta ao Mundo, Dançando!