Apenas mais um Blog.

sábado, 31 de maio de 2008

O Foro - Palatino e o Fori Imperiali

O prédio com as três janelas é a Curia.
Na frente está a "Rostra" uma plataforma para os oradores. Ela é do ano 338 a.C.


Considerado como o ponto inicial de uma visita à Roma, porque já foi o centro político e civil do poderoso Império Romano. Suas ruínas, podem ser contempladas do alto da colina Palatino. É uma área sujeita a inundações e onde há muitos pinheiros e ruínas de casas aristocráticas. A colina do Palatino é a mais simbólica das colinas Romanas. É um lugar agradabilíssimo para um passeio, sem ouvir os barulhos da cidade. Os melhores lugares de onde ver as ruínas, estando na colina Palatino, são o Terraço do Capitólio e dos Jardins Farnese. Os primeiros habitantes de Roma, no ano 750 a.C, ocupavam a subida das colinas, e costumavam comercializar e rezar, no vale onde estão as ruínas. Era uma área alagável pelas águas que desciam das colinas arredor. Duzentos anos depois, os Etruscos transformaram a aparência do lugar, construindo ali uma praça. A praça surgiu sobre o antigo cemitério que ali havia surgido, e em seguida foram construídas muitas casas. Os Etruscos governaram Roma de 616 a 509 a.C. quando também foram construídas muitas fortificações. O ultimo rei Etrusco foi em 509 a.C, quando começou a era da Roma Republicana, e a cidade começou a se tornar a capital do Império. Cinco séculos de República precederam o Império. A área do Fórum, de aproximadamente 2 hectares, foi o ponto focal dos eventos, durante a fase de expansão territorial. Desde o século V a.C, as vitórias contra os inimigos eram celebradas no Fórum, onde um templo foi construído em honra do Dioscuri. Em 260, durante a primeira das guerras púnicas, uma coluna foi levantada para Caios Duilios, que ganhou a vitória na primeira batalha naval dos Romanos, em Millazo na Sicília. Todos os generais vitoriosos desfilavam em procissão até o Fórum. Havia uma área à noroeste do Fórum, o Comitium, onde realizavam-se as assembléias populares. Na esquina do Fórum, havia a casa do Senado, a Cúria ou como também era chamado, a Hostília. Chamava-se Hostília, porque criada por Tulius Hostílius, um Rei Sabino que reinou de 672 – 640 a.C.
Duzentos senadores vitalícios ocupavam a Cúria. Do lado oposto da Cúria, a chamada Rostra, local de onde os senadores falavam e também a Graeco-Stasis, plataforma onde os embaixadores esperavam. Em 185 a.C, foi construída por Porcius Cato, a Basílica Porcia, o primeiro prédio do tipo em Roma, ao lado do Comitium, para possibilitar os cidadãos se reunirem sob cobertura. Infelizmente nada do Fórum Republicano Restou. Os tempos da Roma Republicana são descritos como muito tumultuados por guerras civis. Um fato histórico ilustra muito bem aqueles tempos. Em 52 a.C, o tribuno Clodius foi morto por Milo. Seu corpo foi carregado para o Comitium e cremado. O fogo se espalhou, e destruiu a Cúria e a Basílica Pórcia. A propósito, como se percebe, as edificações denominadas Basílica, não tinhas significado religioso. Em 44 a.C. César moveu a Rostra e também a Cúria do lugar e o restaurou. A história do Fórum durante o Império começa em 16 de janeiro de 27 a.C, quando Otaviano é declarado Augusto. Isto é, “Protegido pelos Deuses em cada ato”.
Havia uma fonte de mármore no Fórum, a qual foi transportada para para Quirinalle, onde pode ser vista.
Os visitantes encontram uma certa dificuldade de identificar o que vêem, porque nada está sinalizado. Salva-se quem antes de vir escolheu o que queria ver, e saiu de casa depois e ter passeado através das ruínas, em cima de um mapa. Um imenso contraste com a riqueza de indicações e descrições detalhadas, que são encontradas nos sítios históricos da Inglaterra.
A visita ao Foro - Romano Palatino e ao Fori Imperiali, é realmente um dos grandes passeios em Roma. A colina do Palatino é sem dúvida a mais simbólica das suas sete colinas, e a beleza do lugar torna o dia muito especial para os que escolhem passar pelo menos 5 h percorrendo os seus caminhos.

Nenhum comentário:

O Sexto Sentido.

Uma Volta ao Mundo, Dançando!