Apenas mais um Blog.

sábado, 19 de abril de 2008

O Lado Sombrio Chinês.


Você encontrará clicando no titulo acima, vários endereços onde poderá, informar-se com riqueza de detalhes sobre o por quê de muitos acharem que: “A China perdeu o controle dos Jogos Olímpicos”. Como opção aos assinante UOL, o link http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/derspiegel/2008/04/12/ult2682u754.jhtm%20também também contém uma série de artigos sob esse título, todos muito interessantes. Sabe-se que grandes eventos como os Jogos Olímpicos e Copas do Mundo de futebol, são geralmente aproveitados pelos seus anfitriões, para realizarem propósitos nacionais engrandecedores. Foi maravilhoso o que a alemanha conseguiu no que diz respeito ao resgate da alegria e das demonstrações públicas de apoio aos objetivos ali então realizados. Por razões históricas há muito eles não conseguiam se manifestar como fizeram. A China por evidenciar nesses dias que antecedem a Olimpíada o descompasso entre o seu propalado desenvolvimento econômico, e a falta de progresso na sua forma de tratar os seres humanos, está fadada a enfrentar muitas dificuldades. As dificuldades da tocha olímpica transitar, tem sido simbólica dos problemas que o governo Chinês enfrentará para a realização do evento.
Um cidadão chinês de 34 anos, Hu Jia, especialista em informática e militante de campanhas nacionais pelo combate a AIDS e na defesa de peticionários que perderam suas casas no afã do governo de preparar o país para as olimpíadas, foi preso.
A mídia exibiu fotos do pranto de sua mulher e da filha de apenas 4 meses, nos braços da mãe. Elas ficarão privadas da convivência com ele durante o tempo de prisão ao qual ele foi sentenciado, ou seja, durante três anos e meio. Ele em um dos artigos que escreveu na Internet, deu as boas vinda aos convidados da China para a 29ª olimpíada, dizendo:
“Venha a Pequim mas não esqueça que esta imensa celebração, os vastos oceanos de flores, os sorrisos das recepcionistas e as orgias de fogos de artifício, que esta cidade imaculada com suas arenas esportivas de vanguarda e avenidas margeadas por bandeiras de todos os países imagináveis, que esta enorme evocação de harmonia sob o lema ditado pelo partido -'Um Mundo, Um Sonho'- tem um lado sombrio".
Esse lado sombrio paira desde 1949 igualmente ameaçador, sobre as montanhas do Tibet.
Fonte: UOL Mídia Global - Der Spiegel.

Nenhum comentário:

O Sexto Sentido.

Uma Volta ao Mundo, Dançando!