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quarta-feira, 16 de abril de 2008

Limitar é Preciso?

A Alemanha era o único país europeu que não estabelecia limites de velocidade nas suas auto-estradas. Por esse motivo elas foram e ainda são espécies de autódromos, principalmente para os motoristas de outros países que gostam de correr, mas não podem fazê-lo em seus países de origem. Desde a semana passada porém, foi estabelecido o limite de velocidade de 120 km/h, em uma auto-estrada de 60 km, do estado de Bremen, ligando as cidades de Bremen e Bremenharven. Esse poderá ter sido o início de outras limitações, cuja origem está em um projeto do Partido Social Democrata e do Partido Verde, o qual não tem apoio do governo.
Os defensores do projeto alegam que às velocidades menores os acidentes são menos mortais. A medida portanto reduziria o número de mortes em acidentes de trânsito nas estradas.
O Governo diz que o índice de acidentes nas auto-estradas é muito pequeno e que eles costumam ocorrer muito mais nas estradas vicinais onde há um limite de velocidade de 100 km/h. Sendo assim, a redução de mortes em acidentes de trânsito seria insignificante.
Outro argumento dos autores do projeto, talvez o principal, consiste na contribuição ambiental resultante da redução da emissão de gases poluentes.
Ângela Merkel entretanto também tem contra-argumento até para isso. Ela diz que há maneiras “mais modernas” ( ela naturalmente evitou de dizer mais inteligentes) de conseguir melhores resultados, sem limitar a velocidade.
Naturalmente, muito mais efetivas serão as medidas em andamento junto aos fabricantes de veículos auto-motores, para tornarem seus motores mais eficientes, reduzindo a emissão de CO2, além da adoção de novos sistemas de Engenharia de Tráfego.
Além disso o estudo no qual se baseiam os Sociais Democratas e Verdes alemães, estima uma redução de 2,5 milhões de toneladas na emissão de CO2, caso o limite de velocidade seja adotado.
O Governo outra vez considera esse valor insignificante, com relação as suas próprias metas, que consistem em uma redução de 270 milhões de toneladas de emissão de CO2.
O fato concreto é que apesar do limite já imposto para a auto-estrada Bremen - Bremenharven, novas limitações só deverão ocorrer depois que novos estudos forem realizados para verificar o real impacto ambiental que teria a adoção de limites de velocidade. O estudo atual existente foi feito há 15 anos, e por isso considerado já obsoleto.
A partir dessas informações não lhe parece que os Social Democratas e Verdes de lá estariam se sentindo meio que sem bandeiras, deslocados do poder e buscando formas primeiro mundistas para aparecer?

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