Apenas mais um Blog.

sábado, 19 de abril de 2008

Deslize Freudiano.


O Deslize freudiano ou como é mais comumente denominado o "Ato Falho", é muito bem exemplificado, através do que disse certa vez um marido à sua mulher: “Querida, quando um dia um de nós morrer, irei morar em Paris”.
A ação física realizada no expressar o que não queria, seria supostamente causada pelo inconsciente. Decorreria de uma falha do mecanismo psíquico de defesa, que afinal de contas “não é de ferro”.
Há poucos dias, acontecia uma reunião pública sobre o PAC com a participação de membros do Governo, inclusive o Presidente Lula, quando ele próprio refutava os que diziam que ele andava a fazer comícios.
O Presidente Lula referia-se ao significado da palavra comício que encontrei consultando o Aurélio: “Reunião pública de cidadãos em que um candidato a cargo eletivo divulga o seu programa.”
Por isso o Presidente chegou a acrescentar: “Como posso fazer comício, se nem candidato eu sou?”
Em seguida a Ministra Dilma Roussef ao referir-se àquela mesma reunião pública, chamou-a de “comício”.
O fato deverá ser jocosamente explorado, afinal ela deu motivo para isso. Entretanto, existe um segundo significado, de acordo com o Aurélio, para a mesma palavra: “Reunião pública de cidadãos para tratar de assuntos de interesse geral”. E daí?
Daí é que restaria a ela quando questionada pelos repórteres, justificar-se dizendo que usou a palavra, associada ao segundo significado, e não ao primeiro!
Em outras palavras só resta à Ministra explicar: “Lula falava de um comício e eu de outro, embora o comício fosse o mesmo. Entenderam?”

Nenhum comentário:

O Sexto Sentido.

Uma Volta ao Mundo, Dançando!