Apenas mais um Blog.

quarta-feira, 30 de abril de 2008

Pelo "Cheiro" do AR.

Em 29 de maio de 1953, portanto há 55 anos, o monte Everest foi escalado pela primeira vez. Os autores da façanha: Edmund Hillary e Tenzing Norgay. De lá para cá, mais de 1000 pessoas o escalaram e mais de 140 morreram ao tentar. Hoje podemos sem riscos, saber como é a visão lá do topo! O fotógrafo australiano Roderick Mackenzie que o escalou em 1989, registrou em uma série de fotografias, essa visão panorâmica de 360º, que ao que se sabe até aqui pode ser considerada única.
Sempre me indaguei o que faz alguém expor-se a tamanho desafio. Perguntado porque escalara o Everest, Roderick disse que tinha uma teoria segundo a qual, as pessoas o escalam pelo perfume do ar que elas sentem. O ar a altas altitudes exala um perfume completamente diferente daquele a baixas altitudes. As pessoas viciam-se e por precisam dele é que prosseguem indo cada vez mais para o alto.
Se ele não tivesse dito isso, eu acharia que sendo ele um fotógrafo, o teria feito apenas pelo prazer de tirar essas fotografias.
Fonte: Site Panoramas.dk (Clique no Título para Ver)

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Quanta Corrupção!

Famoso advogado de São Paulo, Dr Ricardo Tosto.

Basta estar atento ao que acontece no mundo, para aprender que a corrupção é mesmo uma atividade humana das mais presentes em todas as sociedades, pois são muitos os que a acham atrativa. Ela acena com a possibilidade de que o corrupto jamais será descoberto, e assim em termos objetivos, só traria benefícios. A não participação em certas operações ilegais, pode até em alguns casos, vir a comprometer o futuro de quem dela não participar. Além do mais, a consciência de um corrupto é aplacada pela admissão de que “todos fazem” e ainda que “se eu não fizer alguém fará em seu lugar”. A corrupção termina por envolver pessoas acima da suspeita de muitos dos seus pares, das instituições e da sociedade em geral. De repente imagino que alguém antes probo, um dia olha arredor e sente-se cercado por uma tribo especial. Gente com limites alargados pela frouxidão moral, e uma visão tão imoral quanto pessoal de futuro. Elas sentem-se confortáveis executando atos inomináveis, e acham-se mais espertos do que os pobres coitados dos honestos. Além de tudo isso, os corruptos são em geral pessoas extremamente sociáveis, agradáveis e envolventes. Cada vez mais trazem para as suas esferas, iniciantes ainda claudicantes, mas que em breve exibirão uma desavergonhada desenvoltura. Penso que eles se tornam “corruptos seniores”, quando uma vez presos já nem escondem a cara, e são capazes de se deixar fotografar exibindo as algemas. Embora o objetivo da corrupção possa ser aquisição de poder, ela normalmente passa pela obtenção ilícita de vantagens financeiras. A separação entre enriquecer o seu partido político ou enriquecer-se é tão tênue e igualmente ilegal, que quase deixou de existir nas mentes sem mais lugar para ingenuidades. Embora muito se fale sobre a corrupção da classe política, uma estrutura social corrupta termina por levar empresários a corromperem-se, para que suas empresas continuem existindo. Funcionários cujos salários são aviltados, apesar da importância das suas responsabilidades, tornam-se vulneráveis à aceitação de vantagens, e ampliam o campo da discussão a respeito das verdadeiras causas da corrupção. Os jovens iniciando-se na vida profissional, são chocados por uma realidade cruel. Logo se deparam com a injustiça revelada na comparação do seu salário honesto com o valor das propinas que as empresas pagam àqueles a quem suborna.
O país atualmente considerado como um dos mais corruptos do mundo, é a Hungria! Imagine que 97% dos seus cidadãos quando perguntados se já haviam subornado um guarda de trânsito, responderam que sim. Os outros 3%, dizem os próprios Húngaros, que mentiram.
Sabe-se também que na Alemanha, só recentemente grandes empresas deixaram de fazer provisão orçamentária destinada a subornos nas suas relações comerciais com empresas de outros países, em especial os países em desenvolvimento.
Grandes escândalos de corrupção, acontecem onde menos esperamos e reafirmam a sua condição inerente à natureza humana. Ela ocorre no berço do capitalismo como foi o escândalo financeiro da Enron há sete anos, nos Estados Unidos. Acontecem no berço do “comunismo”, a exemplo do desvio de bilhões de dólares por Chen Liangyu, alto membro do PC Chinês, em Pequim. Ela ocorre até na austera Alemanha, onde veio a tona o atualíssimo escândalo de desvio de fundos da UNICEF, no seu escritório em Colônia. Não é possível ainda saber o desfecho do último desses casos, pois a sua investigação está apenas começando. O escândalo da Enron porém, resultou na condenação do Presidente do Grupo, Kenneth Lay ao pagamento de U$ 26 000 000.00 e ao cumprimento de 24 anos de prisão. Funcionários de menor escalão, foram condenados ao pagamento de multas milionárias e penas de 7 a 10 anos de prisão por apenas um dos muitos crimes de que foram acusados. O Presidente Kenneth Lay, só não cumpre a pena, porque em julho de 2006, morreu horas depois de sofrer um enfarte. Quanto ao caso Chinês, Chen Liangyu, ex-líder do Partido Comunista Chinês , acusado de desviar 4,8 bilhões de dollares, foi condenado a 18 anos de prisão. Outros 20 funcionários e empresários já haviam sido condenados.
Quando um corrupto é finalmente descoberto, acontece que em alguns países, poucos serão os incovenientes. Eles consistem em ser fotografado entrando em um camburão e até passando algumas horas detido em alguma delegacia policial. Depois disso, já poderá voltar as mesmas atividades. Sendo político, continuará reelegível e encontrará quem o reeleja. Isso em nosso país, já tornou-se tão comum que é desafortunadamente considerado natural. Recentemente no Brasil, foram presos um punhado de prefeitos e até um Juiz. Antes de que se desse conta, já estavam TODOS soltos! Até um dos prefeitos, que o foi por último, pois deu um pouquinho mais de trabalho para soltar. Ele também portava arma privativa do exército. Em um universo de mais de 5000 prefeitos, é tentador para os desonestos, ficarem com a lei das probabilidades. Se apanhado, primeiro a liberdade. Depois, o esquecimento dos seus crimes. A equação probabilística aqui também os favorece.
Por isso tornou-se inevitável que falando-se sobre a corrupção, seja mencionada a questão da impunidade. A diferença entre os países onde a corrupção acontece e aqueles onde ela grassa, está no maior ou menor rigor da punição.
Em países como o nosso, deveríamos admitir que para começar, o ideal seria através de uma operação “mãos limpas”. Afinal, foi assim que se fez na Itália, um país de um povo também latino. Naturalmente, antes seria preciso alcançar o ponto do clamor das massas. Se para tal for preciso que ainda mais casos de corrupção aconteçam, certamente a nossa perspectiva é favorável. Contaremos com o “patriotismo” de quem justificará sua corrupção como o meio de contribuir para que alcancemos logo esse limite que tornaria inevitável essa desejada operação. Afinal, corrupção e descaramento são irmãos siamêses.
Por fim poderá ser finalmente extraditado, o Banqueiro Cacciola. Não é possível esquecer, que após ser condenado a 13 anos de prisão, encontrou quem lhe concedesse um Habea Corpus, do que aproveitou para fugir. Não parece ser dos mais fortes o seu anjo da guarda, ao permitir que ele escolhesse o Principado de Mônaco, para passar um fim de semana. O que acontecerá em seguida à sua extradição? Cumprirá a pena? Ou daqui a pouco estará outra vez na Itália? Eu preferiria não ter a mínima idéia.
Fonte (Folha On Line):

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Liberalização das Pesquisas com Células Tronco na Alemanha.

O Parlamento alemão aprovou este mês, a liberalização das pesquisas com células tronco. Até então, os pesquisadores alemães só podiam utilizar células tronco adquiridas fora do país e antes de 01 de janeiro de 2002. Agora os cientistas poderão ter acesso a células coletadas antes de 01 de maio de 2007. Na alemanha , esse debate tem conotações particulares, pois tem provocado sensibilidades em decorrência dos chamados experimentos “eugenics” realizados pelos nazistas durante a segunda guerra mundial. Também a Igreja Católica opôs-se a modificação da data de permissão em vigor. Mas os cientistas alegam que o uso de células envelhecidas, são inadequadas para as pesquisas. O desejável para a comunidade científica seria uma abolição dos limites de data. No momento, o diretor do Instituto Max Plank diz, que o importante para a medicina biomolecular é que os trabalhos poderão continuar. Em posição diametralmente oposta, o Presidente do Comitê Central Alemão Católico, Hans Joachim Meyer, diz esperar que não venham a ocorrer novas concessões quanto a extensão de data, porque isso terminará por aumentar a vontade de utilização de embriões humanos, para pesquisas em geral. Na realidade, ele deve ter pensado: "Termina que o sucesso dos resultados dessas pesquisas, deixará a sociedade surda aos nossos argumentos contrários.

Fonte: http://www.thelocal.de/11239/

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Sugestão.


O Presidente Bush poderia buscar uma solução mais radical sobre a questão dos direitos humanos na China.
Para mostrar a indignação do império bastaria adotar um dos remédios que figuram no receituário da Casa Branca.
Que tal o bloqueio econômico?
Fonte: Revista Carta Capital de 23/04/08.

Elvis - Despedida.

Encontrei a principal demonstração do quanto John Lennon admirava Elvis Presley, através do que disseram dois americanos graduados em filosofia pela Universidade de Harvard. Thomas Cathcart e Daniel Klein, autores de "Platão e um Ornitorrinco entram em um bar ...". Eles comentam bem no início desse seu livro, sobre a idéia filosófica de regressão progressiva. Aquela que busca a causa inicial de existirmos sem nunca encontrá-la, porque a cada criador, haveria a necessidade de um anterior que o houvesse criado. A alternativa para esse conceito seria o chamado "criatio ex nihilo" - a criação a partir do nada. É quando eles dizem então - ou como John Lennon coloca, num contexto ligeiramente diferente: "Antes de Elvis o que existia era o nada" . A demonstração de que essa era uma admiração antiga, nos vem a partir da entrevista na qual Lennon foi perguntado sobre o que fizera ele escolher a carreira musical. Lennon respondeu que um dia havia assistido um show apoteótico de Elvis Presley. As garotas davam gritinhos e desmaiavam enquanto ele cantava. Foi quando ele pensou um pouco e disse para sí mesmo:

- Sim! Definitivamente, é isso que eu quero para a minha vida!

O vídeo que marcou a despedida de Elvis Presley do seu público, já o mostrava combalido pelos uso de estimulantes, aos 42 aos. O seu talento e carisma porém fizeram que até hoje existam principalmente nos Estados Unidos, os que creem que "Elvis está vivo". A idéia já levou frasistas incorrígíveis como Ciro Pellicano, autor da frase "Quem está vivo sempre perece", a afirmar certa vez, irreverentemente: "Quem está vivo sempre aparece. Exceto Elvis Presley". No vídeo abaixo porém, os progressos na área da comunicação nos proporciona a oportunidade de revê-lo inesperadamente, e oferece uma oportunidade vê-lo, para os que não o conheceram.


sábado, 19 de abril de 2008

Deslize Freudiano.


O Deslize freudiano ou como é mais comumente denominado o "Ato Falho", é muito bem exemplificado, através do que disse certa vez um marido à sua mulher: “Querida, quando um dia um de nós morrer, irei morar em Paris”.
A ação física realizada no expressar o que não queria, seria supostamente causada pelo inconsciente. Decorreria de uma falha do mecanismo psíquico de defesa, que afinal de contas “não é de ferro”.
Há poucos dias, acontecia uma reunião pública sobre o PAC com a participação de membros do Governo, inclusive o Presidente Lula, quando ele próprio refutava os que diziam que ele andava a fazer comícios.
O Presidente Lula referia-se ao significado da palavra comício que encontrei consultando o Aurélio: “Reunião pública de cidadãos em que um candidato a cargo eletivo divulga o seu programa.”
Por isso o Presidente chegou a acrescentar: “Como posso fazer comício, se nem candidato eu sou?”
Em seguida a Ministra Dilma Roussef ao referir-se àquela mesma reunião pública, chamou-a de “comício”.
O fato deverá ser jocosamente explorado, afinal ela deu motivo para isso. Entretanto, existe um segundo significado, de acordo com o Aurélio, para a mesma palavra: “Reunião pública de cidadãos para tratar de assuntos de interesse geral”. E daí?
Daí é que restaria a ela quando questionada pelos repórteres, justificar-se dizendo que usou a palavra, associada ao segundo significado, e não ao primeiro!
Em outras palavras só resta à Ministra explicar: “Lula falava de um comício e eu de outro, embora o comício fosse o mesmo. Entenderam?”

O Lado Sombrio Chinês.


Você encontrará clicando no titulo acima, vários endereços onde poderá, informar-se com riqueza de detalhes sobre o por quê de muitos acharem que: “A China perdeu o controle dos Jogos Olímpicos”. Como opção aos assinante UOL, o link http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/derspiegel/2008/04/12/ult2682u754.jhtm%20também também contém uma série de artigos sob esse título, todos muito interessantes. Sabe-se que grandes eventos como os Jogos Olímpicos e Copas do Mundo de futebol, são geralmente aproveitados pelos seus anfitriões, para realizarem propósitos nacionais engrandecedores. Foi maravilhoso o que a alemanha conseguiu no que diz respeito ao resgate da alegria e das demonstrações públicas de apoio aos objetivos ali então realizados. Por razões históricas há muito eles não conseguiam se manifestar como fizeram. A China por evidenciar nesses dias que antecedem a Olimpíada o descompasso entre o seu propalado desenvolvimento econômico, e a falta de progresso na sua forma de tratar os seres humanos, está fadada a enfrentar muitas dificuldades. As dificuldades da tocha olímpica transitar, tem sido simbólica dos problemas que o governo Chinês enfrentará para a realização do evento.
Um cidadão chinês de 34 anos, Hu Jia, especialista em informática e militante de campanhas nacionais pelo combate a AIDS e na defesa de peticionários que perderam suas casas no afã do governo de preparar o país para as olimpíadas, foi preso.
A mídia exibiu fotos do pranto de sua mulher e da filha de apenas 4 meses, nos braços da mãe. Elas ficarão privadas da convivência com ele durante o tempo de prisão ao qual ele foi sentenciado, ou seja, durante três anos e meio. Ele em um dos artigos que escreveu na Internet, deu as boas vinda aos convidados da China para a 29ª olimpíada, dizendo:
“Venha a Pequim mas não esqueça que esta imensa celebração, os vastos oceanos de flores, os sorrisos das recepcionistas e as orgias de fogos de artifício, que esta cidade imaculada com suas arenas esportivas de vanguarda e avenidas margeadas por bandeiras de todos os países imagináveis, que esta enorme evocação de harmonia sob o lema ditado pelo partido -'Um Mundo, Um Sonho'- tem um lado sombrio".
Esse lado sombrio paira desde 1949 igualmente ameaçador, sobre as montanhas do Tibet.
Fonte: UOL Mídia Global - Der Spiegel.

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Já Que Falei em Angela Merkel...

Virá Angela Merkel à Bahia?

Quando vier,

Carlinhos Brown

que há dias saudou

Condoleezza Rice,

diria então para ela:

“Du bist eine sexy Frau”.

Ver a Postagem de 15 de março.


quarta-feira, 16 de abril de 2008

Limitar é Preciso?

A Alemanha era o único país europeu que não estabelecia limites de velocidade nas suas auto-estradas. Por esse motivo elas foram e ainda são espécies de autódromos, principalmente para os motoristas de outros países que gostam de correr, mas não podem fazê-lo em seus países de origem. Desde a semana passada porém, foi estabelecido o limite de velocidade de 120 km/h, em uma auto-estrada de 60 km, do estado de Bremen, ligando as cidades de Bremen e Bremenharven. Esse poderá ter sido o início de outras limitações, cuja origem está em um projeto do Partido Social Democrata e do Partido Verde, o qual não tem apoio do governo.
Os defensores do projeto alegam que às velocidades menores os acidentes são menos mortais. A medida portanto reduziria o número de mortes em acidentes de trânsito nas estradas.
O Governo diz que o índice de acidentes nas auto-estradas é muito pequeno e que eles costumam ocorrer muito mais nas estradas vicinais onde há um limite de velocidade de 100 km/h. Sendo assim, a redução de mortes em acidentes de trânsito seria insignificante.
Outro argumento dos autores do projeto, talvez o principal, consiste na contribuição ambiental resultante da redução da emissão de gases poluentes.
Ângela Merkel entretanto também tem contra-argumento até para isso. Ela diz que há maneiras “mais modernas” ( ela naturalmente evitou de dizer mais inteligentes) de conseguir melhores resultados, sem limitar a velocidade.
Naturalmente, muito mais efetivas serão as medidas em andamento junto aos fabricantes de veículos auto-motores, para tornarem seus motores mais eficientes, reduzindo a emissão de CO2, além da adoção de novos sistemas de Engenharia de Tráfego.
Além disso o estudo no qual se baseiam os Sociais Democratas e Verdes alemães, estima uma redução de 2,5 milhões de toneladas na emissão de CO2, caso o limite de velocidade seja adotado.
O Governo outra vez considera esse valor insignificante, com relação as suas próprias metas, que consistem em uma redução de 270 milhões de toneladas de emissão de CO2.
O fato concreto é que apesar do limite já imposto para a auto-estrada Bremen - Bremenharven, novas limitações só deverão ocorrer depois que novos estudos forem realizados para verificar o real impacto ambiental que teria a adoção de limites de velocidade. O estudo atual existente foi feito há 15 anos, e por isso considerado já obsoleto.
A partir dessas informações não lhe parece que os Social Democratas e Verdes de lá estariam se sentindo meio que sem bandeiras, deslocados do poder e buscando formas primeiro mundistas para aparecer?

terça-feira, 15 de abril de 2008

Descoberta no Brasil a Maior Reserva de Hidrocarbonetos do Mundo nos Últimos 30 Anos".


Fonte: BBCBrasil.com.
Em 15/04/2008 - 06h39.

Megacampo faz de Lula novo 'xeque do petróleo', diz jornal.

A descoberta de um 'megacampo' de petróleo na Bacia de Santos transforma o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em uma espécie de "xeque do petróleo", afirma nesta terça-feira uma reportagem do jornal argentino "Página/12".

Como outros diários estrangeiros, o jornal repercutiu as declarações feitas na segunda-feira pelo presidente da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Haroldo Lima, sobre o achado de um campo que poderia conter 33 bilhões de barris de petróleo, cerca de cinco vezes mais que o 'megacampo' de Tupi (5 bilhões a 8 bilhões de barris), o maior encontrado até agora.

O EFEITO 'CARIOCA' .

Em foto de junho de 2007, ao lado do governador fluminense Sérgio Cabral e do presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli, Lula celebra o lançamento da plataforma petrolífera P-52; ontem, foi vazada a informação da descoberta de um novo megacampo, o bloco BM-S-9 ou 'Carioca', em Santos (SP)
O "Página/12" informa que, após as declarações, a Petrobras "colocou panos frios" na notícia, mas "não desmentiu um possível descobrimento", o que provocou a alta das ações da Petrobras e de suas parceiras em diferentes bolsas de valores do mundo.

Novo patamar do petróleo.
"O possível novo descobrimento do Brasil ocorre no mesmo dia em que o barril de petróleo alcançou novo teto. Em Nova York, o barril terminou pela primeira vez cotado a US$ 111,76", relata o diário argentino. "Lula já está contando o dinheiro."

Repercussão internacional.
A notícia chegou à Argentina, Espanha e Reino Unido, onde os papéis das empresas envolvidas no consórcio de exploração da área foram negociados com alta. Em Buenos Aires, um especialista ouvido pelo "La Nación" disse que a descoberta pode "revolucionar o mercado petroleiro".

"Primeiro porque se abre um novo horizonte geológico que facilitaria outras explorações a grandes profundidades", disse o especialista Daniel Montamat, referindo-se à possibilidade de explorar óleo sob extensas camadas de sal, segundo o jornal. "Segundo, porque contradiz a teoria segundo a qual a exploração petroleira estava muito próxima de chegar ao seu limite."

O diário econômico argentino "Cronista Comercial" disse que a nova reserva "poderia transformar o Brasil em uma potência petroleira mundial, como a Venezuela ou os países árabes". "Segundo porta-vozes do governo Lula, a reserva seria a maior descoberta de hidrocarbonetos do mundo nos últimos 30 anos", diz o artigo.

Mas o jornal lembra que o governo Lula "reagiu com cautela" diante da notícia. "O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou que é necessária uma maior cautela e análise dos dados antes de oficializar o achado, que deve ser feito diretamente pela Petrobras."

Euforia.
Em Madri, o "El País" destacou a "euforia" que a descoberta representa para a companhia espanhola Repsol-YPF, que tem 25% de participação no megacampo e que, em anos anteriores, se viu envolvida em disputas por petróleo e gás na América do Sul.

"A euforia reina na sede da Repsol-YPF. Após três anos em que só chegavam da América Latina desgostos em forma de notícia, uma alegria veio compensar quase todos os dissabores recentes", escreveu o "El País". "Petróleo. Petróleo em enormes quantidades."

As notícias não passaram despercebidas pelo jornal britânico "The Daily Telegraph", que registrou os possíveis benefícios à British Gas, detentora de 30% do campo.

Mais cauteloso, porém, o jornal lembrou apenas que a descoberta colocaria o Brasil "entre os dez maiores produtores de petróleo do mundo", apesar dos "desafios consideráveis" relativos à exploração sob extensas camadas de sal marítimo.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Processo de Burrificação ou de Imbecilização.

Em tempos de Big Brother, falar sobre a burrificação ou imbecilização de um povo, é uma conseqüência natural. O surpreendente é quando a discussão tem outro alvo, e sobretudo quando ela aponta na direção de um grande país do chamado “primeiro mundo”. É que “os Estados Unidos estão mandando crianças para a polícia, por assédio sexual”. Foi assim que expressou-se Sérgio D´ávila, sem disfarçar o seu espanto. Ele diz: “255 estudantes do equivalente ao que na minha época era chamado de jardim- de-infância, pré-primário e primeiro grau foram acusados de assédio sexual -"contato físico impróprio com um estudante", em "policialês". Em Maryland, foram 166, incluindo 16 alunos do jardim-de-infância, segundo o Departamento Estadual de Educação”.

Oh my God !!!

Que jeito infame de abreviar a beleza de uma criança,

pois ela está justamente na sua inocência e pureza!

domingo, 13 de abril de 2008

Thanks for your music? Y E S !

Esta foi uma homenagem a George Harrison, dois anos após a sua morte.

Dela participaram o seu filho em um violão, e no outro Eric Clapton,

Paul McCartney ao piano e Ringo Star na primeira bateria,

Phill Collins na segunda bateria, Tom Petty na guitarra e o vocal de Billy Preston.

sábado, 12 de abril de 2008

Emoções.


A imprensa divulgou no início desse ano, que a agência de turismo OssiUrlaub, que opera através da internet, havia anunciado um vôo exclusivo para passageiros aversos a roupas. Seria uma oportunidade única, para ficarem todos bem à vontade, a 30 000 pés de altura, no trajeto entre a cidade de Erfurt na alemanha, e a ilha de Usedom no mar Báltico. As passagens esgotaram-se imediatamente, como se fosse para um show de Roberto Carlos. Entretanto, a companhia aérea Ostfriesische Luftransport, terminou recuando em negociar um contrato de vôos charter para nudistas, assustada com o grande interesse público que foi despertado. Mas, um porta voz da companhia aérea informou que ocorrem centenas de solicitações de passagens todos os dias. Caso esse vôo ainda venha a se realizar, você poderá fazer a sua reserva, através do site: http://ossiurlaub.de.

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Fim de um Mistério.


Em 31 de julho de 1944, Antoine Saint-Exupéry, autor de "O Pequeno Príncipe", e que também era piloto, decolou para um vôo de reconhecimento. Ele era um dos vários pilotos franceses que ajudavam o esfôrço de guerra americano. Decolou da ilha de Córsega e nunca mais voltou. Entre as especulações, havia até a de que poderia ter cometido suicídio. Luc Vanrell, treinador de mergulho e arqueólogo marinho, o qual aparece na foto acima, resolveu investigar depois que pescadores encontraram nas suas redes, uma pulseira prateada com os nomes de Saint-Exupéry e de sua editora em Nova York. Ajudado pela sorte, terminou por descobrir muito mais do que esperava. Encontrou Horst Rippert, ex-piloto em Wiesbaden, o qual idolatrava o "aviador-autor", e devorava os seus livros. Rippert, que completará 86 anos em maio, guardou para sí durante todos esses anos, ter abatido Exupéry. Disse que "freqüentemente se sentia desesperado. Se soubesse o que estava fazendo, nunca teria feito aquilo."

O asunto está publicado em área privativa para assinantes da UOL. Trata-se de uma matéria de John Tagliabue, em Marselha, França.

Caso você seja assinante UOL poderá obter maiores detalhes clicando no título dessa postagem.

É possível você imaginar como se sente o Horst Rippert:
1. Pense no seu autor preferido.
2. Agora imagine que você provocou a sua morte trágica.

Viu?

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Com Um Anjo Aos Ombros.


Do Enviado especial da BBC Brasil a Haia, Pablo Uchoa (em 10 de abril de 2008).


Lula, "tem anjo olhando por ele", diz jornal holandês.


No dia em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia oficialmente sua visita à Holanda, o principal jornal do país, o "De Telegraaf", dá as boas-vindas afirmando que o brasileiro tem "um anjo" olhando por ele. No longo artigo, publicado na seção financeira do "Telegraf", o jornalista lista os episódios positivos que têm marcado a trajetória de Lula como pessoa e como presidente, desde a vida humilde em Pernambuco até os bons ventos econômicos que têm impulsionado a economia brasileira. "Às vezes, parece que o filho de agricultores tem um anjo aos ombros", diz o jornal.O presidente iniciou, nesta quinta-feira, visita à Holanda, a primeira escala de um giro que incluirá também a República Tcheca. O primeiro compromisso do dia foi uma cerimônia formal de recepção oferecida pela rainha Beatrix, no Palácio Noordeinde. Lula vistoriou as tropas ao lado da rainha. Do lado de fora, um pequeno grupo de cerca de dez pessoas, entre brasileiros e holandeses, acompanhou o evento. "Tenho uma namorada no Brasil, em breve ela vem para a Holanda", disse em português o holandês Tom Boon. Ao lado dele, a faxineira vibrava com a participação do filho, soldado, um dos responsáveis pela segurança do evento. Já a brasileira Andréa Reis contou ter vindo de uma cidade vizinha para ver o presidente brasileiro, ao lado da amiga Eunice Vieira, moradora de Haia. "Quer dizer que o Lula vai para o Parlamento depois? Vamos para lá!", disseram as amigas. Compromissos econômicos Depois dos compromissos protocolares - Lula se encontra ainda com o primeiro-ministro, Jan Peter Balkenende, e com os presidentes das Câmaras alta e baixa do país-, a agenda prosseguirá com um encontro de empresários, em Amsterdã. O Itamaraty e os próprios ministros têm ressaltado que o objetivo desta viagem é angariar investimentos para recursos de infra-estrutura do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), sobretudo na área de portos, em que os Países Baixos demonstram excelência. "Queremos seu conhecimento e seu capital", confirmou o presidente, na entrevista ao "Telegraf", que assim sintetizou em seu título: "O presidente brasileiro precisa dos Países Baixos". Na sexta-feira, Lula dá continuação à sua agenda de encontros protocolares e econômicos. Ele embarca à noite para a capital tcheca, Praga, na primeira visita oficial de um chefe de Estado brasileiro desde que o país se separou da Eslováquia, em 1993. Os tchecos presidirão a União Européia a partir de janeiro de 2009, e a aproximação poderia facilitar o diálogo no contexto de negociações entre o Mercosul e o bloco europeu para um acordo de livre comércio. Como parte da programação em Praga, o presidente Lula visitará a Igreja de Nossa Senhora Vitoriosa, onde, em setembro de 2007, foi a realizada uma cerimônia de entronização perpétua de réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida, em um altar adjacente à famosa imagem do Menino Jesus de Praga.

Fonte: BBC Brasil.

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Polícia Para Quem Precisa.

Escrito por ELIO GASPARI: De DarcyRibeiro@org para Mulholland@com

Professor, saia da reitoria da UnB, a inhaca do bidê do Eremildo grudou nas suas costas.
PREZADO REITOR Timothy Mulholland,Essa universidade aí de Brasília quem fez fui eu, Darcy Ribeiro. É minha filha. Saia de sua reitoria. Vá-se embora. Quando correu por aqui a história da sua lixeira de R$ 990 eu achei que era mais uma cavilação da direita. Talvez você não lembre, pois em 1964 tinha apenas 14 anos, mas essa ferrugem moralista acusou o Anísio Teixeira de ter praticado irregularidades aí na reitoria. E eu? Teria fugido para o Uruguai numa avioneta, com US$ 10 milhões.Gastaram R$ 350 mil na decoração do seu apartamento funcional e depois veio o saca-rolhas de R$ 859. Eu já tinha ouvido coisa assim. O Gilberto Freyre disse que o presidente de Stanford usou dinheiro público (US$ 180 mil) na manutenção do seu iate e perdeu o emprego.Matutei um dia inteiro, querendo lembrar o antecedente brasileiro. Vi o Samuel Wainer com o Porfirio Rubirosa e caiu a ficha. Iluminou-se o bidê que o professor Eremildo Viana mandou instalar em seu gabinete da rádio Ministério da Educação. O Stanislaw Ponte Preta transformou a vida daquele dedo-duro num inferno.Como você deve saber, adoro falar bem de Darcy Ribeiro. Veja o que escrevi nos anos 50 a respeito de uma "característica distintiva" da universidade brasileira: "seu pendor ao esbanjamento de recursos públicos escassos tanto negativamente, pela subutilização das disponibilidades materiais e humanas, como positivamente, pelo faraonismo das edificações".Professor, a inhaca do bidê do Eremildo grudou nas suas costas. Esperei dois meses para lhe mandar esta mensagem. Resolvi expedi-la quando a garotada invadiu sua reitoria. Em 1963, eu estava na chefia da Casa Civil e a estudantada saiu por Brasília ocupando prédios. Mandei que lhes dessem uma coça e aquietaram-se. Mesmo assim, confesso que tenho um fraco por reitorias invadidas.A garotada quer que você vá embora. Vá. Você deveria ter se licenciado logo depois das denúncias, à espera das conclusões dos inquéritos. Sei lá por que, preferiu ficar no cargo e abandonar o apartamento, num gesto de exclusiva soberba, pois o dinheiro público já havia sido queimado com besteiras. Se quiser, finja licenciar-se, mas renuncie daqui a um mês.Eu estive na sua sala. As coisas estão em ordem. Dancei forró segurando as cadeiras de uma menina que estuda biologia. Ela tinha um "Fora" escrito na testa e as bochechas pintadas como os índios com quem passei tantos e tão gratos tempos.Qual a graça de ter 20 anos, querer um país sem roubalheiras, ou uma terra sem males, e deixar passar o enterro de um reitor que gasta R$ 350 mil montando uma casa onde a lixeira sai por R$ 990? Lembra-se da garotada de 1967, aquela que enxotou o embaixador americano John Tuthill? Pois lá estava um garoto, apanhando. Era o Collor. (Apanhou pouco, porque não aprendeu nada.) Percorra os salões de Brasília. Cada geração de poderosos guarda consigo as doces lembranças das manifestações de 1968 e de 1977. Chamavam-nas de badernas. Que assim seja. Bem-aventurado seja aquele que carrega com orgulho as lembranças de badernas passadas. A garotada de hoje, como a de sempre, tem razão: "polícia para quem precisa". Sem mais,Darcy Ribeiro.

Fonte: Jornal Folha de São Paulo.

terça-feira, 8 de abril de 2008

Tempestade em Copo D´água.

Um anúncio publicitário no mínimo extravagante, foi publicado no México e nos Estados Unidos, essa semana. Ele exarcebou os ânimos de americanos e mexicanos, em torno de uma questão há muito adormecida, mas nunca esquecida principalmente pelos Mexicanos. A responsável pela campanha de Marketing foram os fabricantes Suecos da Vodka Absolut. Eles publicaram um mapa da America do Norte datado de 1848, antes da guerra America - Mexico, quando grande extensão do que hoje são os Estados Unidos, pertencia à República do México. Além disso o mapa ainda trazia a legenda "In an Absolut World". A intenção não poderia ser mais clara e os resultados talvez tenham até excedido a expectativa dos seus promotores, que como devia estar previsto, publicaram então as suas desculpas. Um pedido de desculpas incomum, porque negava a óbvia intenção de promover seu produto semeando a ira de milhões de americanos e mexicanos, e pronto! Para melhor compreendermos o motivo da comoção, é preciso lembrar as mudanças geográficas, que começaram a partir de 1830 quando os Estados Unidos entraram em conflito com o México e inicialmente o que era o Tejas, passou a ser Texas. Em seguida veio a guerra America - México, seguida por dois tratados. Em 1848, o tratado de Guadalupe - Hidalgo e em 1853 o tratado Gadsden Purchase, extenderam o controle dos Estados Unidos sobre uma grande extensão do território que pertencia ao México. Além do Texas, o México "perdeu" para o seu vizinho: New Mexico, Colorado, Wyoming, Utah, Nevada, Arizona e Califórnia. A partir daí teve início uma longa história pontilhada por conflitos. Aos mexicanos que após a perda dos territórios quiseram permanecer em suas terras, foram assegurados os direitos de Cidadãos Americanos. Sabe-se porém que depois, mudanças de legislações os levaram a perda de muitas questões em tribunais estaduais e federais. Muitos perderam suas terras por não terem dinheiro para manter longas disputas judiciais. A violência entre americanos e mexicanos alcançaram níveis muito elevados. Há registros de que entre 1880 e 1930, a taxa de linchamentos de mexicanos foi de 27,4 por 100 000. Históricamente, essa taxa só seria superada alí, pela de linchamento de negros, que alcançou entre 1848 e 1879, a taxa de 37,1 por 100 000. É quando aparece então um fabricante de Vodka (vocação perdida para fabricantes de pólvora), e põe o dedo na ferida! Os americanos, apontam para intenção deles suscitarem a questão política atual sobre a construção de um muro na fronteira entre os dois países, com o objetivo de impedir a entrada ilegal de mexicanos pela fronteira. Outros vão mais longe e os acusam de incentivar a imigração ilegal, proveniente daquele país, e dizem que jamais voltarão a beber a Vodka Absolut. E quanto aos mexicanos? Os mexicanos, ficaram .... Isto é, sentiram uma ira indescritível. Eles tem com os seus vizinhos americanos, posições opostas em relação a essa questão comum. Os americanos ensinam nas aulas de história em seus colégios, que os territórios foram comprados legalmente, depois que a guerra terminou. Quanto aos mexicanos, eles continuam se sentindo roubados. E quanto as vendas da Vodka Absolut? Os suecos estão vendendo a fábrica para o grupo Francês Pernod Ricard.

sábado, 5 de abril de 2008

Arthur Schopenhauer - II

É intrigante como um simples penteado pode fazer uma grande diferênça!

Esses são alguns pensamentos de Arthur Schopenhauer em "A Sabedoria da Vida", texto que integra Parerga e Paralipômena, sua última obra, em 1851.

“O que um homem tem dentro de si mesmo é o elemento principal para a sua felicidade.”

“Nenhum homem deveria esperar muito dos outros.”

“Quanto mais um homem descobre sua fonte de prazer em sí mesmo, mais feliz ele será.”

“O homem a quem a natureza e o destino garantiram a bênção da sabedoria estará mais ansioso e será mais cuidadoso em manter abertas as fontes da felicidade que tem em si mesmo.”

“O homem nascido com um talento que se dispõe a usar encontra sua maior felicidade ao usá-lo.”

“É difícil ficar quieto se não se tem nada a fazer.”

“Onde não houver prazeres intelectuais, nenhum prazer intelectual é possível.”

“As riquezas, podemos dizer, são como as águas do mar: quanto mais você bebe, mais sedento fica.”

“Só o dinheiro é muito bom, porque não é apenas uma satisfação concreta de uma necessidade particular, é uma satisfação abstrata para tudo.”

“Mesmo se alguém tiver só o suficiente para si mesmo, não falando de uma família – é uma vantagem que não pode ser subestimada. Isto significa isenção e imunidade daquela doença crônica da penúria que se apega à vida do homem como uma sanguessuga; é a emancipação daquele trabalho forçado, que é o destino natural de todo mortal.”

“A esfera do que somos para outras pessoas é sua consciência, não nossa.”

“O orgulho é uma convicção estabelecida do próprio preeminente valor em relação a alguma coisa, enquanto vaidade é o desejo de suscitar tal convicção nos outros, o que é geralmente acompanhada pela esperança secreta de enfim obter para si mesmo a mesma convicção.”

“O tipo de orgulho mais barato é o orgulho nacional, pois se um homem tem orgulho de sua própria nação, isto revelaria que ele não tem qualidades próprias de que se orgulhar, de outro modo que não teria que recorrer àquelas que ele divide com tantos milhões de companheiros.”

“A pessoa obtusa gostará do que é obtuso e a pessoa comum, do que é comum.”

“Os tolos devem se tornar sábios – e isso eles nunca poderão. O valor da vida eles nunca sabem. Eles vêem com os olhos externos mas nunca com a mente e louvam o trivial porque o bom lhes é estranho.”

“Não há maior consolo para a idade avançada que o sentimento de ter posto toda a força de sua juventude em obras que ainda permanecem jovens.”

Diz-se que poucos filósofos suscitaram tantas controvérsias quanto Arthur Schopenhauer.

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Arthur Schopenhauer - I


Doutorou-se em filosofia pela universidade de Berlin em 1813. Sua tese foi: “Sobre a Quádrupla raiz do Princípio da Razão Suficiente”. E isso é quase tudo que sei sobre Schopenhauer (1788 - 1860). Sim! Certa vez, Friedrich Nietzsche (1844 - 1900) “cascavilhava” um Sebo quando encontrou um livro da autoria dele: “O Mundo como Vontade e Representação”. Sabe-se que a influência desse livro no pensamento de Nietzsche foi tão importante, que o próprio Nietzsche passou a considerá-lo o seu mestre, mesmo sem tê-lo conhecido. Portanto Nietzsche admirava Schopenhauer, que por sua vez admirava Kant. Certa vez Schopenhauer expressou sua admiração pela obra de Kant, dizendo: “Nada se lhe compara, Kant é o cérebro mais original já produzido pela natureza”. Dizem os professores de filosofia, que o pensamento de Schopenhauer tinha por diretriz básica, dar continuidade ao trabalho de Immanuel Kant, e que para melhor compreender o pensamento de Schopenhauer, é preciso conhecer profundamente a doutrina de Kant.
Gosto de ler um pouco sobre filosofia, mas às vezes o título de uma obra nos transmite o seguinte recado: Não se atreva a ler. O conteúdo é mais incompreensível , do que a letra de (alguns) médicos. Entretanto vivemos uma época de abundância de informações. A variedade de livros sobre qualquer assunto, é extraordinária. Até eu, se escolher os livros apropriados, poderei bisbilhotar muitas dessas idéias e sentir prazer com novas descobertas. Através dessas leituras, logo percebemos, o quanto somos impregnados de idéias filosóficas MUITO ANTIGAS. Será que nunca lhe ocorreu a idéia de que a vida é como um palco de teatro onde representamos diferentes papéis? Mas que no fundo, as diferenças entre as personagens são apenas aparentes? E que na verdade somos todos iguais, “não passando de meros atores com suas ascenções e quedas?”
Pois assim pensava Schopenhauer.

quinta-feira, 3 de abril de 2008

The Monty Hall Problem.

O problema é o seguinte:
Três portas que por detrás escondem três prêmios.
Um prêmio valioso, e dois prêmios digamos que bem menos desejáveis.
As portas estão fechadas e a cada uma das portas corresponde um desses três prêmios.
O jogo consiste no seguinte:
Primeiro você escolhe uma das portas.
O coordenador porém, não a abre.
Abre em lugar da que você escolheu, uma das outras duas.
Claro que se por detrás da porta que ele abrir estiver o carro, você já perdeu de ganhá-lo.
Mas se por detrás da porta estiver um bode, como são dois, o jogo para você ainda não terá terminado.
Você terá agora uma em duas escolhas.
1ª) Manter a escolha inicial.
2ª) Mudar a sua escolha para a outra porta fechada.
A pergunta que você deve responder é a seguinte:
Melhor para quem deseja ganhar o carro é manter a primeira escolha? Ou mudar para a outra porta fechada?
Em outras palavras, qual a maior probabilidade de você ganhar o carro?
Mantendo a primeira escolha? Ou mudando sua escolha para a outra porta fechada?
Pense o quanto você quizer, e depois confira o resultado assistindo o vídeo abaixo.
Divirta-se!

Sobre a Postagem do dia Primeiro de Abril.

Desculpem-me! I´m sorry! Es tut mir Leid!
Ainda não foi desta vez que resistí aos apelos de mais um primeiro de abril. :-)
Na realidade meu visto para os Estados Unidos foi concedido.
A viagem para lá será real, diferente daquela que o ano passado avisei que faria à China.
A propósito, minha viagem surprêsa à China, no primeiro de abril passado, foi uma invenção tão criativa e pertinente, que quase até eu terminava acreditando. Criei uma escala em Atlanta, e meus filhos que moram lá, por pouco não foram para o aeroporto. Arrependí-me da frustração que lhes teria causado, e esse ano poupei-os dessa história da negativa do visto. Meu irmão que também mora em Recife, ligou para minha casa uns 10 dias depois, para saber se eu estava gostando da China! Claro! Ele não admite certas coisas, e ficou fulo comigo. Já havia dito aos amigos que eu estava na China, e melhor para ele seria que eu estivesse mesmo. Já pensou passar vários dias desmanchando o que havia contado aos amigos? Às vezes sou eu mesmo quem termina por vítima! Em um desses "primeiro de abril" passados, "viajei" para três meses na Alemanha. O meu novo e-mail divulgado pela internet, com terminação de em lugar de br, ajudou muito a dar credibilidade a invenção. Claro que tive a elegância de desmentir tudo depois de ter enganado a todos. Uns 30 dias depois, um sobrinho excluiu-me de um convite para jantar, o que teria sido muito desatencioso, se não fosse pelo fato de que ele assim o fez, porque não leu meu e-mail de desmentido. Assim sendo, não contava mesmo com a minha presença pelos próximos 90 dias! :-)).
Confesso porém que tenho precisado ser cada vez mais criativo. Afinal, está ficando muito difícil acreditarem em mim.
No dia primeiro de cada abril! Claro!!!

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Nota 10 Para o Fim. Nota Zero Para o Meio.

Primeiro sugiro a leitura da nota abaixo, recentemente divulgada pela internet, cujo propósito é motivado pela preservação ecológica do nosso planeta, em época de aquecimento global.
Diz a nota:
"Apagão mundial em 29 Maio de 2008.
Campanha EcoEnergética:
No dia 29 de Maio de 2008 das 19:30 às 20:30 horas propõe-se apagar todas as luzes e, se possí­vel, todos os aparelhos elétricos, para o nosso planeta poder 'respirar'. Se a resposta for grande, a poupança energética pode ser brutal. Sim, estaremos 1 hora às escuras, estaremos a respirar nós e o planeta. Lembrem-se que a união faz a força. A Internet tem muito poder de comunicação e com isso podemos realmente fazer algo bem grande. Seja consciente, seja ecologicamente consciente. Entre nesta campanha, junte-se a nós, junte-se ao planeta. Se quer ajudar, mande esse e-mail pra todas as pessoas que você conhece para ficarem cientes da campanha."
Antes de comentar a proposta, talvez seja importante alertar tomando por base esse exemplo, da importância de antes de lançar proposições tão abrangentes, avaliar em profundidade suas possíveis conseqüências negativas.
Certamente que somente o fracasso dessa manifestação por falta de adesões, não acarretaria risco da ocorrência de desligamentos automáticos da rede elétrica.
Admitindo-se porém que fossem alcançados os objetivos dos promotores dessa ação, possíveis malefícios alcançariam primeiro o oriente, onde teriam início os desligamentos voluntários simultâneos de cargas elétrica residenciais. Grandes centros de carga elétrica residenciais, se desligados repentinamente da rede elétrica de suprimento, podem acarretar distúrbios no sistema. Não é certo que os mecanismos de auto-compensação existentes, pudessem atuar com sucesso face ao montante da perda de cargas. Em consequência a sociedade estaria sujeita a ocorrência de eventuais desligamentos parciais ou até totais da rede elétrica, em decorrência da evolução desse processo. Os desligamentos poderiam alcançar consumidores não residenciais, envolvendo também a perda de cargas de iluminação pública, industriais, de hospitais etc... Quando isso acontece, não é difícil imaginar o transtorno que acarreta para milhões de pessoas, o que valida a preocupação, responsabilidade e cuidados extremos com que trabalham os diretamente envolvidos com a geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Ocorrido um vasto desligamento do sistema, os procedimentos para a sua re-composição são laboriosos, precisam ser realizados coordenadamente, e demandam um tempo considerável. Jamais alguém que dele participasse, economizaria esforços para assegurar que tal fato jamais voltasse a se repetir. Grandes apagões são raros, mas quando ocorrem, difícilmente saem da lembrança das pessoas.
... e depois do oriente, chegaria a hora dos ocidentais protestarem! :-)
Concluindo eu diria que certa vez eu participava de uma passeata, quando resolví sair do meio do povo, e ficar de pé no meio fio da calçada. Passei um tempo observando as pessoas passarem, enquanto buscava encontrar conhecidos. Oocrreu-me então que se todos fizessem igual a mim, não haveria mais aquela passeata. Encontrei um bom exemplo para ilustrar: Há coisas que não devemos fazer, se não dariam certo se todos ao mesmo tempo a fizessem. :-))

terça-feira, 1 de abril de 2008

Visto Negado, Planos Mudados!

Será instrutivo divulgar o por quê.
Antes porém, preciso me "deschatear" um pouco.

O Sexto Sentido.

Uma Volta ao Mundo, Dançando!