Apenas mais um Blog.

terça-feira, 1 de janeiro de 2008

A Transposição do Rio São Francisco..

A formação de uma opinião sobre questões polêmicas, costuma ser muito influenciada pela mídia. Vivemos porém uma mudança de era, quando o poder da mídia em impor as suas posições está diminuindo. A mídia convencional está deixando de ser a única fonte de informações disponíveis. Até já existem exemplos da influência na pauta da mídia, provocada pelo vulto que certos temas alcançaram em debates na internet, sobretudo através dos blogs.
A internet é uma fonte inesgotável de informações isentas e não isentas. Cabe ao leitor conhecê-las, e utilizar o senso crítico na sua avaliação antes de formar uma opinião.
Recentemente um embate sobre a transposição do Rio Francisco alcançou repercursão nacional e até internacional. De um lado a resistência à realização da obra, por parte de associações civis tais como MST e Povos Indígenas do Nordeste. Na liderança dessa resistência, o bispo católico de Barra, cidade do Estado da Bahia, recorreu à greve de fome. Do outro lado o Governo Federal superou mais uma barreira jurídica e obteve autorização para prosseguir, e prosseguiu. O assunto gerou discussões acaloradas e não faltaram argumentos dos teores mais diversos, sendo alguns deles apesar de opostos muito inteligentes.
Destaquei do que lí sobre a transposição do Rio São Francisco, e em particular sobre a greve de fome do "Bispo Lula", um artigo que gostaria de compartilhar com vocês. Título: D Luiz x dom Luiz. Isto é: Luiz Flávio de Cappio X Luiz Inácio Lula da Silva.
O seu autor, Professor de filosofia da UFRGS, Denis Lerrer Rosenfeld, teve esse seu artigo publicado no jornal O Estado de São Paulo no dia 24 de dezembro, próximo passado.
O Professor Rosenfeld poderá ter assim incitado, alguns dos seus alunos e leitores, a reavaliarem suas opiniões.

Nenhum comentário:

O Sexto Sentido.

Uma Volta ao Mundo, Dançando!