Apenas mais um Blog.

sábado, 5 de janeiro de 2008


Venceu em Iowa

Lidera as pesquisas em New Hampshire


Em uma “democracia” qualquer candidato egresso de uma etnia minoritária ou socialmente menos favorecido, encontra dificuldades quase intransponíveis para alcançar a presidência de um país. Ele precisa vencer muitas barreiras e uma das principais é a do preconceito. Na sua trajetória é preciso conseguir em primeiro lugar, o reconhecimento público dos seus predicados. Depois, uma vez eleito, para conseguir bons índices de aprovação e quem sabe até reeleger-se, é imprescindível que possua genialidade política. As vezes somente depois de eleito, é possível provar que essa qualidade também lhe é inerente, na medida em que as vezes ainda pode pairar alguma dúvida a respeito. No caso do Barack Obama, enfrentando ainda a fase das eleições primárias dos Estados Unidos da America, já é possível reconhecer-lhe habilidades políticas extraordinárias. Não lhe faltam os requisitos básicos necessários aos expoentes da política. O maior exemplo de reconhecimento disso pelos próprios americanos, está no comentário (absurdo) surgido no seu próprio país, segundo o qual é agora discutível se ele deve mesmo ser considerado negro, considerando que embora filho de pai Queniano, tem uma mãe americana branca.
Quanto a se eleito fará o governo dos sonhos, em que pese a sua genialidade política, é claro que essa é uma outra questão. Em todo caso, às vezes seus antecessores também não fizeram bom governo, ou até mesmo o fizeram péssimo, terminando seus mandatos muito mal avaliados . Afinal como alguém já disse: “a política (assim como a vida) é a arte do possível.”

Um comentário:

Paulinha disse...

O candidato Barack Obama parece ser realmente genial.
O pouco que li sobre ele me deu essa idéia.
estou torcendo por ele.
Sabemos que os Estados Unidos têm enorme influência no mundo todo, portanto que governe uma pessoa com a genialidade do Obama, mas espero que ele não se corrompa com o poder.
sucesso Obama

O Sexto Sentido.

Uma Volta ao Mundo, Dançando!