Em Pernambuco, começaram os trabalhos de terraplanagem da área onde será construída a refinaria Abreu e Lima. Perguntado sobre se Pernambuco teria mesmo condições de receber um empreendimento desse porte, o consultor empresarial Francisco Cunha em entrevista a TV Universitária, respondeu que sim, e que desde a época de Abreu e Lima. O presidente Hugo Chaves, da Venezuela, teve um papel preponderante para que a refinaria viesse a ser construída em Pernambuco, no porto de Suape. Ele tem uma grande admiração por Simon Bolívar, e por extensão ao Abreu e Lima, pernambucano que lutou ao lado de Bolívar pela independência da Venezuela. Uma conjunção política favorável, com o presidente do Brasil Lula, nascido nesse estado, terminou por possibilitar a realização de um sonho acalentado há muitos anos pelos pernambucanos. As condições para que fosse possível o momento promissor de desenvolvimento atual, já vinham sendo elaboradas desde o governo de Eraldo Gueiros, com o início da construção do porto de Suape. Para que se tenha uma idéia do porte dessa obra, trata-se de um investimento da ordem de 4 bilhões de reais, portanto quatro vezes o valor pelo qual foi vendida a Companhia de Eletricidade de Pernambuco, CELPE, privatizada durante o governo estadual anterior, pelo então governador Jarbas Vasconcellos. O valor do movimento de terras já em andamento, é quatro vezes o realizado para a duplicação da rodovia estadual que liga o Recife à cidade interiorana de Caruaru, segunda maior cidade do estado. Também pode-se dizer que iguala o movimento de terra para a futura duplicação no estado, da BR 101, cuja extensão é de aproximadamente 300 km. A oferta de emprego na etapa inicial de construção da refinaria já é maior do que tem sido a capacidade local de mão de obra para o preenchimento das vagas. Assim, operadores de modernas máquinas de terraplanagem tem sido contratados em outros estados, apesar de que encontra-se em andamento um programa de capacitação de formação de pessoal promovido pelo governo do estado. A refinaria está prevista para começar a operar em 2010. Quando em operação, o Produto Interno Bruto – PIB de Pernambuco, que atualmente é de apenas 2,5% do PIB nacional, passará para algo em torno dos 3,2%. Isso mostra o quanto é pequena a economia de Pernambuco. Porém esse aumento trará uma significativa melhora da economia local, com a esperada duplicação do PIB e da renda familiar, em 15 anos. Antecipando-se à necessidade de evitar um desenvolvimento desigual da economia no estado, assegurando que esse desenvolvimento alcance as regiões no alto sertão de Pernambuco, cresce agora de importância a construção da ferrovia transnordestina. Essa ferrovia terá uma bifurcação na cidade de Salgueiro, de onde dois ramos seguirão um para o Ceará e outro para o porto de Suape. Por enquanto, de acordo com o que disse em entrevista o Consultor de Empresas Francisco Couto, apesar das cobranças da ministra Dilma Russef sobre o seu andamento, parece tratar-se de uma das obras do chamado Plano de Aceleração do Crescimento – PAC, incluída no percentual de 2% da totalidade, que no momento apresentam dificuldades para a sua execução. Entretanto, sabe-se que há 30 km construídos, e que estão em andamento as desapropriações no trecho por onde deverá passar a ferrovia. A ferrovia fará o escoamento da produção agrícola daquela região para o porto de Suape, e terá considerável importância para o pólo “gesseiro” do cariri. Para se ter idéia da importância dos meios de transporte para o escoamento da produção, o gesso ali utilizado é importado da Espanha. O custo do transporte por navios da europa para Pernambuco, é inferior ao que é gasto para o transporte interno do produto acabado, até região sul do Brasil, o qual é feito por caminhões. Também no que se refere ao potencial do estado para a sua inserção no mercado da cana de açúcar a ser destinada á produção de álcool combustível, estão em andamento as providências para a construção do canal de irrigação do alto sertão, que irá até a chapada do Araripe. Região na qual deverá ser desenvolvido o plantio da cana, que será transportada através do ramo Salgueiro – Suape, da ferrovia transnordestina. Desde já e tendo em vista a importância que já se percebe que terá essa ferrovia para o desenvolvimento do estado, torna-se necessária a mobilização da sociedade, através dos seus representantes no congresso nacional, no Senado, e através da mídia, para que seja priorizada a construção do ramo Salgueiro – Suape. As perspectivas de desenvolvimento econômico atuais do estado são consideradas pelos analistas, como as melhores dos últimos cinqüenta anos, comparável apenas ao experimentado durante o governo de Cid Sampaio, na década de 60. É claro que a refinaria não é o único motivo de tudo isso, porque há o estaleiro que produzirá navios petroleiros para a Petrobrás, a instalação do pólo farmacêutico em Goiana (50 km de Recife), a instalação de uma distribuidora da GM que é um embrião de futura montadora....
Preciso ficar por aqui, pois sempre acontece essa minha dificuldade de parar!
Pronto.
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