Apenas mais um Blog.

domingo, 28 de junho de 2009

Sobre Transparência.

A revolução digital e a possibilidade de transparência por ela criada , há muito se tornou assunto recorrente na sociedade.
Há lugares, inclusive no Brasil, onde já se esboçam tentativas bem intencionadas de torná-la uma realidade.
Nos Estados Unidos porém, e a partir do surgimento do então ainda candidato Barack Obama, os recursos proporcionados pela tecnologia digital já começaram a ser usados de modo muito efetivo.
Primeiro para angariar fundos para campanha e divulgar o seu programa de governo. Agora, para cumprir uma importante promessa de tornar de conhecimento geral, cada ação do governo federal, inclusive e principalmente as questões orçamentárias.
Sobre esse tema, o jornalista Fernando Rodrigues publicou em seu blog o comentário que abaixo transcreví, sobre como está fazendo o governo Obama quanto a transparência.
Um vídeo com uma entrevista dada à "Wired" pelo diretor geral de informações do governo dos Estados Unidos, Vivek Kundra, está disponível em:http://uolpolitica.blog.uol.com.br/arch2009-06-21_2009-06-27.html#2009_06-26_21_48_47-9961110-0 .
20h48 - 26/06/2009

Transparência: como o governo Obama está fazendo

A revista "Wired" publica uma longa reportagem com Vivek Kundra, diretor geral de informações do governo dos EUA. Aqui, o texto da "Wired" (em inglês).

Kundra fala sobre o www.data.gov, site ambicioso que pretende colocar tudo, absolutamente tudo o que é produzido no âmbito federal à disposição na internet.

As informações não ficam apenas disponíveis para consulta, mas as bases de dados completas estão livres para download. E nada de oferecer apenas pdfs mixurucos, produzidos como imagem para impedir consultas avançadas. O www.data.gov permite ao internauta baixar os dados em vários formatos (XML, CVS/text, KLM/KMZ etc.). Com a massa de dados em seu microcomputador, cada cidadão faz os cruzamentos que bem entende. Tira as suas próprias conclusões. É o Estado dando às pessoas comuns o direito de exercerem o seu papel de fiscalizadores do poder público.

Os políticos brasileiros realmente interessados em transparência (eles existem?) podem talvez estudar a experiência em curso nos EUA. É bom dizer que lá ainda a estrada a ser trilhada é longa (o data.gov ainda está desidratado). Mas os norte-americanos estão no caminho certo.


Fonte: Blog do Fernando Rodrigues.

Nenhum comentário:

O Sexto Sentido.

Uma Volta ao Mundo, Dançando!