Plataforma da Petrobras em alto mar.
Agora que existe a net, a transparência está ao alcance de todos.
A parcela da sociedade capaz de usá-la, está indo ao encontro do interêsse geral.
Orçamentos públicos podem ser amplamente divulgados, e sua aplicação acompanhada. Esse é apenas um exemplo do que já começa a ser feito.
Não há limite para a criatividade, que amplie os limites para uma maior clareza ao tratar de assuntos de interêsse público.
No Brasil, deparei-me hoje, com uma boa novidade, de iniciativa da Petrobras.
Ás vésperas de uma CPI, a estatal criou o site: http://petrobrasfatosedados.wordpress.com
Todos os e-mails que recebe da mídia, sobre a atuação da empresa, tem as perguntas e respectivas respostas publicadas neste site.
A quem pode não interessar que seja assim?
Aqueles que sem legítimo interrêsse em apurar eventuais irregularidades, só pensam em tirar proveito político, durante um ano pré-eleitoral.
Convido-o a acompanhar também, o referido site.
A seguir a notícia tal como divulgada pela Globo:
Petrobras usa blog para vazar reportagens
Alvo de CPI, estatal divulga e-mails com pedidos de informações para reportagens não concluídas; empresa diz que “não é ilegal”
Estatal criou site na internet para responder textos da imprensa e críticas feitas pela oposição após a criação de comissão no Senado
Alvo de uma CPI no Congresso, a Petrobras decidiu tornar públicos, em um blog que criou na internet, os e-mails enviados por jornalistas que procuram a assessoria de comunicação da empresa, no Rio, para obter informações e esclarecimentos para reportagens que ainda estão em andamento.
A empresa colocou o blog no ar no último dia 2, como parte da estratégia da comunicação lançada pela estatal após a abertura da CPI (http://petrobrasfatosedados.wordpress.com).
Na noite de ontem, o objeto de reportagens que a Folha ainda apura - com questões endereçadas à empresa, para que possa oferecer a sua versão dos fatos- foi publicado no blog pela Petrobras.
A Folha fez perguntas a respeito da contratação de advogados sem licitação, sobre os custos de um gasoduto no Amazonas e, por último, acerca de gastos com patrocínios de festas no Nordeste.
Questionado pela Folha, o gerente de imprensa da estatal, Lúcio Pimentel, disse que a Petrobras vai manter a decisão de divulgar e-mails de reportagens ainda em andamento. Disse que se trata de uma “política de transparência” adotada pela direção da empresa.
A atitude da Petrobras motivou os jornais “O Estado de S. Paulo” e “O Globo” a indagar se a empresa havia pedido autorização à Folha para divulgar seus e-mails. A Petrobras respondeu: “Não houve divulgação do e-mail, e sim das perguntas e respostas dadas ao jornal [Folha]. No entendimento da Petrobras não há ilegalidade, pois o conteúdo divulgado é público”.
Fonte: O Globo.
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