Apenas mais um Blog.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Sobre o I R Ã.


Deepak Chopra, é um médico endocrinologista nascido na Índia, mas que há muitos anos reside na California, USA. Tornou-se conhecido mundialmente através dos seus mais de 25 livros publicados: A Cura Quântica, As Sete Leis Espirituais do Sucesso, Criando Saúde etc. Em 1999, a revista Time o incluiu na sua lista das 100 personalidades do século, chamando-lhe "poeta e profeta" das medicinas alternativas.É dele o artigo abaixo, com o qual concordei na sua maior parte. Só acho que Mahmoud Ahmadinejad, a despeito da opinião do Dr Deepak, é mesmo a maior liderança atual do Irã, e sua eleição no primeiro turno não deixa margem de dúvidas quanto a isso. Com base no que é dito no seu interessante artigo, seria o caso de questionar até que ponto o conceito da grande maioria dos ocidentais a respeito de Ahmadinejad, não é também resultante da campanha de deturpações que há décadas, são promovidas contra o povo iraniano.
Fonte: San Francisco Chronicle, sob o título original de:

Feeling Better About Iran.

June 15, 2009

A surpreendente maioria que manteve Mahmoud Ahmandinejad no poder significa um não às reformas no Irã.

Essa eleição, supunha-se que seria apertada, mas as facções anti-americanas continuam fortes. Isso, apesar do fato do resultado das eleições indicarem que 75% dos cidadãos Iranianos quererem melhores relações com os Estados Unidos. As futuras mudanças sociais deverão ser entretanto, mais lentas do que se possa supor.

Se você tem sido tentado a aceitar um retrato de um Irã temerário, país aterrorizante, por favor considere a seguinte enigma. Cada item requer uma resposta SIM ou NÃO:

Sim ou não?

O Iran tem a mais avançada pesquisa de células tronco do Oriente Médio.

O Irã possui um ativo programa de fertilização in Vitro.

O Estado subsidia cirurgia para transsexuais.

O Irã tem um membro Judeu no parlamento e um hospital judeu no centro de Teerã.

A televisão estatal Iraniana recentemente divulgou uma série de 22 capítulos sobre o Holocausto, incluindo o homem conhecido por o Schindler Iraniano, que salvou 4000 a 5000 judeus europeus, dando a eles passaportes Iranianos.

A resposta é "Sim" a cada uma das afirmações anteriores. O que serve para nos lembrar o sutil poder da lavagem cerebral. Mesmo que você se auto-denomine esquerda liberal, é difícil resistir a imagem tóxica do Irã, produzida pela mídia. Essa imagem nos tem sido alimentada por trinta anos, desde a crise do sequestro. Desde então, a direita a tem alimentado permanentemente, enquanto a mídia e a esquerda tem aceitado tácitamente.

Todos os fatos contraditórios na minha lista vieram de um segmento da revista NBC´s Dateline News. No mesmo programa, aprende-se que dois terços da população iraniana consiste de pessoas abaixo de 30 anos. Esse massivo "baby boom" está alcançando a idade, onde há o sentimento da necessidade de rompimento das algemas que lhe são impostas pelos velhos religiosos de linha dura.

Como um grupo, os seus sentimentos com relação aos Estados Unidos são decisivamente positivos. Indo aos bastidores, uma equipe da NBC encontrou uma cineasta, como também o principal médico especialista em AIDS, e também um ativista. Este, promoveu um programa de treinamento para que pacientes de AIDS ocupassem novos empregos além de proporcionar agulhas desinfectadas para viciados em drogas.

É chocante tomar conhecimento disso tudo, mas é também um grande alívio. Durante a guerra fria nos era dada uma visão deturpada do povo Russo, que no final tornou-se a força maior para derrotar o rígido regime comunista.

Hoje o Iran tem uma dupla identidade. O seu poder supremo e disposição para punir reside nos mullahs e ayatollahs. Fora do seu alcance está uma sociedade moderna, secular, parecida com a sociedade ocidental.

Eu penso que o Presidente Obama sabe disso, e ele é apoiado por uma nova geração neste país, que está cansado de demonizar o Irã. As coisas más ainda existem. Um demagogo como Mahmoud Ahmadinejad pode prosperar em um estado onde "Morte à America" é parte regular dos serviços nas mesquitas.

A bomba atomica Iraniana pode ser inevitável. Por tudo isso, é bom manter uma sociedade sã, otimista, que não está tão distante dos valores da sociedade ocidental como os direitistas nos querem fazer acreditar. Vamos esperar que em breve as forças pela modernização ganhem algumas posições políticas importantes e batalhas sociais.

Enquanto isso, jovens namorados andam pelos parques de mãos dadas fora da capital, apesar dos mullahs que os proíbe de mostrar afeição pública. Eles podem não ousar de se beijarem no centro de teerã, mas isso é só por enquanto. Amanhã será diferente.

Obs: Para ler no original em Inglês, clicar no título acima.

Nenhum comentário:

O Sexto Sentido.

Uma Volta ao Mundo, Dançando!