Apenas mais um Blog.

sábado, 2 de outubro de 2010

O Som dos Dinossauros.




Há um discurso insano e recorrente que ecoa de planícies dinossáuricas do nosso Brasil, sempre que o momento político é desfavorável a determinado grupo.

Trata-se dos "defensores da democracia".


No passado, o extremoso zelo que sempre tiveram por ela, os levou a promoverem um golpe militar, e apoiar um regime que durante 25 anos, suprimiu as liberdades individuais.


Isto é, de tanto amor pela democracia, terminaram sufocando-a.

Enquanto através do governo de Fernando Henrique Cardoso tiveram ampla maioria na câmara Federal e no Senado, consideraram o voto popular democrático, e que a democracia assim se consolidava.

Hoje, a vontade popular mudou, a partir da comparação entre os resultados obtidos por diferentes correntes políticas ao exercerem legítimamente os seus governos.

O mesmo eleitor que um dia votou em Fernando Collor e seus aliados, que depois votou em Fernando Henrique Cardoso e seus aliados, hoje, resolveu que melhor seria votar em Luís Inácio Lula da Silva, e seus aliados.

Assim como proporcionaram ao governo FHC uma ampla maioria  na Câmara Federal e no Senado, há indicações de que proporcionarão daqui a um dia, uma também ampla maioria na Câmara Federal e no Senado, desta vez ao sucessor do Inácio.

Qual o problema?

Por que o voto popular antes democrático, de repente passa a ser considerado uma ameaça a democracia?

Afinal de contas, o que eles pensam que é a democracia?



A repetição por importantes setores da mídia de métodos anti-éticos de fazer campanha para o candidato Serra, terminou por desacreditá-la.


Instituto de pesquisa contratado por esses mesmos setores, insistem na possibilidade de um segundo turno, em uma confirmação de que a esperança está sempre presente no coração humano.


Entretanto, para fazê-lo, falseiam os resultados, ao usar metodologias erradas que os levam a índices irreais, que os põe em flagrante desacordo com os demais institutos de pesquisa.





A mídia termina por noticiar, que Dilma parou de cair, quando na realidade sabemos que essa queda nunca existiu. Jogam com a margem de erro, pensando que a população é idiota o suficiente, para se deixar enganar.



Penso que a mídia estaria desacreditada, mesmo sem a internet. Ela entretanto tornou-se ainda mais desacreditada, devido a sua presença.


Não mais precisamos estar presentes aos debates ao vivo, nem nos comícios, para acompanhar os seus momentos relevantes. Os vídeos  onipresentes na web,  mostram tudo com riqueza de  detalhes.


As edições de debates às vésperas de eleições, por grandes redes de TV's, já não produzem os efeitos desejados. Nesse aspecto, assim como em muitos outros, os tempos mudaram para melhor. 


Sínteses dos melhores e dos piores momentos de cada candidato, podem ser vistos a qualquer hora na web.


Golpes sujos de última hora podem ser antecipados, prevenidos e até desarticulados.


Só resta uma saída para esse tipo de oposição, que perdeu a sua capacidade de influenciar usando meios torpes: nas próximas eleições,  aprender a fazer uma oposição honrada.

Nenhum comentário:

O Sexto Sentido.

Uma Volta ao Mundo, Dançando!