O Andar do Bêbado, de autoria de Leonard Mlodinow, é um livro que começa com a menção ao seu pai, um alemão judeu que durante a segunda guerra mundial, esteve prisioneiro no campo de concentração de Buchenwald. Naquela ocasião, quase morto pela fome, ele roubou um pão da cozinha. O cozinheiro deu pela falta, e chamou a Gestapo. Os suspeitos foram alinhados, e ouviram do cozinheiro que seriam fuzilados uma a um, até que alguém confessasse o furto. O pai de Leonard Mlodinow contou ao filho, que não por heroísmo mas porque sabia que iria morrer de qualquer jeito, confessou tê-lo feito. Para sua surpresa, foi-lhe dado então, o cobiçado cargo de auxiliar de cozinha. O fato serviu como uma ilustração inicial, de que entre as nossas ações e os seus resultados, há um grau muito maior de complexidade, do que somos capazes de acreditar. Isso dificulta a previsão dos resultados, muito mais do que podemos imaginar.
Além disso, o pai de Leonard alerta para que embora o filho não estivesse lá, se o desfecho tivesse sido outro, ele não teria nascido. O próprio Leonard, seguindo nessa linha de pensamento é levado a concluir, que devia a sua vida a Hitler. Afinal, os alemães mataram a primeira mulher do seu pai, e os seus dois filhos. Foi por isso que ele, após o seu passado trágicamente zerado, emigrou para New York, onde casou com uma alemã também refugiada, e daí nasceram Leonard e seus dois irmãos.
O livro é sobre a teoria da aleatoriedade, e como o aleatório afeta nossas vidas. Ele alerta para o quanto é rara a nossa capacidade de tomar decisões e fazer avaliações sábias diante da incerteza. Em outras palavras, a nossa intuição sobre a aleatoriedade costuma falhar mais do que a gente imagina. Achei confortante lembrar que seja assim, nos momentos em que intuímos algo indesejável.
O autor, que é Doutor em Física pela Universidade de Berkeley na Califórnia, escreveu também "Uma janela para o tempo" em co-autoria com Stephen Hawking, o qual sobre "O Andar do Bêbado", afirmou: "Um guia maravilhoso e acessível sobre como o aleatório afeta nossas vidas."
Depois de lê-lo, jamais diria que você também vai gostar! :-)))
Obs: Clique no título acima, para saber um pouco mais sobre o livro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário