Apenas mais um Blog.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

O Vinho e o Bispo de Mainz (Alemanha)

Marcelo Copello, recentemente escolhido o melhor jornalista de vinhos do Brasil, é autor do excelente livro Vinhos & Algo Mais. No capítulo Vinho & Religião, ele transcreve o relato do filósofo alemão Goethe, de um sermão do bispo de Mainz (alemanha), que merece ampla divulgação:

"Que aquele que ao terceiro cálice sente turvar-se a razão, se fique pelos dois cálices, se não quer ofender a Deus e ser desprezado pelo próximo; mas aquele que depois de ter bebido cinco ou seis cálices, fica em estado de fazer o seu trabalho e obedecer as ordens dos seus superiores eclesiásticos e seculares, que esse absorva humildemente e com reconhecimento a parte que Deus lhe permitiu tomar. Que cuide bem, todavia, de não passar o limite de seis medidas, pois é raro que a bondade infinita do senhor conceda a um dos seus filhos o favor que em boa hora concedeu a mim, seu servo indigno. Bebo oito cálices de vinho por dia e nenhum de vós poderá dizer que alguma vez me viu entregue a injusta cólera, injuriar meus pais ou meus conhecidos ... Que cada um de vós meus irmãos, fortifique, pois, o corpo e rejubile o espírito com a quantidade de vinho que a bondade divina lhe permitiu absorver." Amém.

Lembrarei deste sermão durante a sexta edição da Feira da Uva e do Vinho do Nordeste (Vinhuva Fest 2009), que começará na próxima semana no Vale do Rio São Francisco.

Um comentário:

Bartot disse...

"IN VINO VERITAS", muito cuidado...

O Sexto Sentido.

Uma Volta ao Mundo, Dançando!