Apenas mais um Blog.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Sobre Irineu Evangelista.


O Barão de Mauá, depois Visconde de Mauá, ainda é um tanto quanto desconhecido dos brasileiros nos dias atuais.

Nascido Irineu Evangelista de Souza, enfrentou dificuldades extremas para alcançar os seus objetivos, ainda que os realizasse sob a aprovação e admiração geral, sem que nada contra sí jamais pudesse ser imputado de modo a desonrá-lo.

De origem humilde, partiu do nada e, uma só das suas muitas realizações bastaria para consolidar alguém como um extraordinário empreendedor. Tornou-se à sua época, um dos dez homens mais ricos do mundo ao desempenhar o seu papel na modernização do Brasil imperial.

Ele ia da relação fraterna com os humildes à intimidade com os poderosos do império e das finanças internacionais. Desfrutava do apreço público pelas suas inegáveis qualidades pessoais. Diz-se dele que mais do que um empresário foi um estadista "que realizava a sua utopia transformadora através dos negócios".

Alvo da inveja, terminou vítima de sabotagens por parte de aliados do Imperador, e até mesmo de perseguições do próprio D. Pedro II. Levado ao declínio, sua extraordinária vitalidade e força interior, o levaram a reiniciar o soerguimento com a idade de 60 anos.

Inteligência, coragem, determinação, paciência, perseverança, persistência, habilidade nos relacionamentos interpessoais, foram sem dúvida parte integrante do seu admirável legado.

Para que se lhe faça justiça, um dia ele precisaria ser reconhecido como o maior empresário brasileiro de que se tem notícia.

Com todo respeito aos que pensam o contrário, considero que Luiz Inácio da Silva, depois Lula, é o Barão de Mauá da nossa política.

Notícias de hoje, 23 de setembro de 2009:


Pesquisa // Aprovação a Lula é de 81%

Brasília - A avaliação positiva ao governo Lula subiu em setembro, atingindo 69%, de acordo com a pesquisa CNI/Ibope, divulgada ontem. No levantamento de junho, o índice de ótimo/bom para o governo Lula era de 68%. A oscilação ocorreu dentro da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos porcentuais. A avaliação regular ao governo Lula caiu de 24% para 22%, na mesma base de comparação, enquanto o índice de ruim/péssimo subiu de 8% para 9%. A aprovação pessoal ao presidente Lula subiu de 80% para 81%, mas a desaprovação também subiu, passando de 16% para 17%, entre junho e setembro. A pesquisa CNI/Ibope foi realizada no período de 11 a 14 de setembro e ouviu 2.002 pessoas, em 142 municípios.

Lula é o político mais popular do mundo, diz revista americana
Do UOL Notícias
Em São Paulo.

Um dia depois de a aprovação a seu governo alcançar 69%, de acordo com uma pesquisa do instituto Ibope, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi chamado pela revista americana Newsweek de "o político mais popular do mundo".

A publicação afirmou também que o brasileiro é a maior estrela da 64ª Assembleia Geral das Nações Unidas, realizada nesta quarta-feira (23) em Nova York."As câmeras podem focar na personificação do americano descolado, Barack Obama, ou nos autocratas exibicionistas e despeitados como o iraniano Mahmoud Ahmadinejad e o venezuelano Hugo Chávez, mas a maior estrela disponível será o duro, barbado e ex-torneiro mecânico", diz o texto.

"É um longo caminho do faminto Nordeste do Brasil para a sala da Assembleia Geral das Nações Unidas, mas o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, conhece cada passo desse caminho", afirma a Newsweek, completando que o presidente "é considerado agora o líder de uma potência regional e um porta-voz autodesignado para as nações emergentes de todo o mundo".

Sobre os quase 70% de aprovação do governo Lula, a Newsweek escreve que "essa seria uma característica marcante em qualquer lugar, ainda mais em um continente onde os presidentes são uma commodity descartável". Em entrevista à revista, o presidente brasileiro diz que os resultados da economia e a recuperação da autoestima do país ajudam a explicar os motivos de sua alta popularidade.

(Clicando no título acima ("Sobre Irineu Evangelista"), você terá acesso à íntegra da matéria da Newsweek)

Nenhum comentário:

O Sexto Sentido.

Uma Volta ao Mundo, Dançando!