Apenas mais um Blog.

terça-feira, 8 de julho de 2008

Sempre Mais Uma Oportuni(ty)dade Para Começar.

Na época do Coronelato, havia em Pernambuco o Coronel Chico Heráclito, a quem se atribui a frase: "A lei para mim é como uma cerca. Se for fraca, passo por cima. Se for forte, passo por baixo."

Enquanto "peitar" a lei nesse país dava cem por cento certo, proliferaram os praticantes do que virou um esporte nacional de forte apelo.


Digamos que um esporte impopular, assim como o cricket, mas que era possível jogar com lances calmos e pensados, acreditando sempre em resultados favoráveis.


Com o passar do tempo, e a medida em que todo o país tornava-se um grande campo de cricket, foi finalmente alcançado o limite, a partir do qual era imperativo fazer algo.


Bastou que a Polícia Federal começasse a cumprir o seu papel, e as ações criminosas nessa área viraram esporte radical.


Esportes radicais envolvem riscos, mas a maioria dos que o praticam conseguem sair ilesos, no máximo com alguns machucões.


Uma certa mudança porém ocorreu!


Ví já faz tempo na TV, O que para mim parecia ter sido um marco inicial dessa etapa, até certo ponto animadora.


O advogado de um comerciante chinês apontado como o maior sonegador de impostos do Brasil, tentou subornar um delegado da Polícia Federal. De imediato recebeu voz de prisão. Ao perceber no que se metera, ajoelhou-se e implorou para não ser preso. Talvez eu ainda lembre com nitidez dessa cena, pelo impacto de presenciar um ato de tamanha indignidade. O delegado então disse o seguinte: "Levante e se comporte como homem, porque o senhor está preso. O nosso país está mudando."


Ninguém pode ignorar o valor do trabalho daqueles que saem da intenção para a prática, e estão fazendo a sua parte na luta contra a criminalidade.


Os longos anos durante os quais nada foi feito, justificam as opiniões pessimistas que ainda persistem.


Fico contudo com o que dizia Sir Winston Churchil: "Sou otimista, porque não vejo vantagem nenhuma em ser pessimista".


A Polícia Federal tem realizado MUITO bem o seu trabalho, mas infelizmente ele pode ser comparado com a construção de castelos na areia.


A Polícia Federal e antes dela o ministério público, são responsáveis apenas por uma parte dessa luta contra a impunidade.


Para que seja alcançado o fim da impunidade no país, falta ocorrer o aprimoramento dessas ações, e sobretudo a sua harmonização com os demais poderes envolvidos.


Hoje aconteceu a inacreditável prisão de um banqueiro - Daniel Dantas do Oportunity, entre outros.


O Ministro Chefe do STF fez a respeito das prisões um comentário inicial, e momentos depois apressou-se a desfazer mal entendidos, de que criticara as prisões. Afirmou que as críticas foram à forma como as prisões foram feitas.


Colocando temporáriamente de lado as preocupações com esse aspecto da questão, amanhã ele julgará o pedido de Habeas Corpus que teria sido solicitado um mês antes da prisão, justamene pelo que de todos é o mais implicado dos presos.


Um dia será para valer, e o que após um grande avanço passou de jogo de cricket para esporte de risco, virará crime comum.
Os criminosos, mesmo os de maior poder de subornos, terão de cumprir pena.


Será o início de uma nova Era.

Mas quando essa Era começará?

Nenhum comentário:

O Sexto Sentido.

Uma Volta ao Mundo, Dançando!