Apenas mais um Blog.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

A Vida como uma Confusão ou como um Enredo. (Tese de Joseph Campbell/Inspirado por Schopenhauer)











                      J.Campbell      &      Schopenhauer                                              

"Schopenhauer (...) assinala que quando a pessoa chega a uma idade avançada e evoca a sua vida, esta parece ter seguido uma ordem e um plano, como se fosse criada por um romancista.

 Acontecimentos que na época pareciam acidentais e irrelevantes manifestavam-se como fatores indispensáveis à construção de uma trama coerente.

Quem compôs essa trama? 

Schopenhauer sugere que, assim como nossos sonhos abrangem aspectos de nós mesmos desconhecidos, por nossa consciência, toda nossa vida é composta pela vontade que há dentro de nós. 

E assim como pessoas conhecidas por acaso transformaram-se em agentes decisivos na estruturação de nossa vida, nós também servimos inadvertidamente como agentes, dando sentido a vidas alheias.

A totalidade desses elementos une-se como em uma grande sinfonia, e tudo se estrutura inconscientemente (...) O sonho grandioso de um único sonhador, onde todos os personagens do sonho também sonham...

Todos os elementos mantêm uma relação mútua, e assim não podemos culpar ninguém por nada.

 É como se houvesse uma intenção única atrás de tudo isso, uma intenção que sempre adquire certo sentido, embora nenhum de nós saiba qual é ou se viveu a vida que se propunha a viver."

Joseph Campbell

Nenhum comentário:

O Sexto Sentido.

Uma Volta ao Mundo, Dançando!