Acaba de ser aprovada pela câmara dos representantes dos Estados Unidos, a reforma da saúde proposta por Obama. A diferênça de apenas 9 votos (218 X 209) dá uma idéia da dificuldade que foi conseguir a aprovação. Além do mais, eram necessários pelo menos 216 votos favoráveis, sendo que 34 parlamentares democratas, portanto do partido de Obama, votaram contra.
O projeto segue para o senado, onde poderá ser aprovado por maioria simples, o que significa que será aprovado com facilidade, para que possa ser sancionado por Obama.
Pois é! "Nunca antes na história daquele país", houve saúde pública gratuita para os seus cidadãos. Eles sempre tiveram que pagar por um plano de saúde particular, e estima-se que 46 milhões de americanos não conseguem fazê-lo.
A lei ampliará a cobertura médica para 32 milhões de americanos, que hoje não tem qualquer tipo de assistência, e 95% dos quase 300 milhões de habitantes dos EUA terão cobertura médica.
A vitória de Obama é Hercúlea, principalmente se considerarmos que desde Theodore Roosevelt (1901 - 1909) discute-se essa questão. Ela é tão polêmica, que 55% dos cidadãos americanos são contra. Afinal, serão gastos 940 bilhões de dolares em 10 anos, para uma finalidade outra que não a guerra.
Clique no título acima, para ler mais.
Fonte: UOL Notícias em São Paulo às 23h 45 de 21 de março de 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário