Apenas mais um Blog.

terça-feira, 7 de julho de 2009

Sobre o Twitter.

O Twitter, para quem não sabe, é mais uma rede social na internet, só que reúne características que a tem tornado ainda mais atrativa que as demais. Não veio para substituir ninguém, mas para complementar. Embora tenha surgido em 2006, tem ao longo dos últimos meses conquistado um número crescente de adeptos.

Ele permite aos usuários que através da Web ou SMS, enviem e leiam atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets").

No início desse ano, durante o Twestival, foi promovido através dele, um encontro de usuários do Twitter em 170 cidades ao redor do mundo. Também adquiriu destaque na mídia o uso do Twitter durante as manifestações ocorridas na Moldávia no início de 2009, em que os jovens organizaram-se por meio dessa ferramenta da Web2.0. Além disso, o site também esteve presente no debate político e na movimentação da oposição durante as eleições iranianas de junho de 2009. Entre os usos da ferramenta, está a publicação de microcontos, o que deu origem inclusive a um subgênero literário, a chamada Twitteratura.

Hoje por exemplo, durante o cerimonial de despedida do Michael Jackson, foi possível através de "Twitters" de dentro do Staple Stadium, em Los Angeles, que pessoas ao redor do mundo, acompanhassem as impressões sobre o evento, daqueles que tendo conseguido ingressos, acompanharam tudo ao vivo.

Tudo isso suscita o verbo revolucionar. E foi bem no meio do título dado a uma entrevista, com o jornalista Marcelo Tas, na foto, que essa palavra veio se encaixar muito bem. "O Twitter já revolucionou a comunicação". Você poderá ler essa entrevista na íntegra, clicando no título acima (Blog do Link - Caderno de Tecnologia do Estado de São Paulo) ou visitando o próprio site do Tas: http://marcelotas.blog.uol.com.br/

Boa leitura, e se for o caso, aproveite também do Twitter.


Nenhum comentário:

O Sexto Sentido.

Uma Volta ao Mundo, Dançando!