Apenas mais um Blog.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Palavras de Michael Moore.



Palavras de Michael Moore, em 5 de novembro de 2008.


Amigos,

Quem entre nós não está sem palavras? Chorando. Lágrimas de alegria.
Lágrimas de alívio. Um formidável grito de esperança de uma maioria esmagadora em tempos de profunda desesperança.
Em uma nação que foi fundada no genocídio e depois construida nas costas de escravos, este foi um momento inesperado, e chocante em sua simplicidade:

Barack Obama, um homem bom, um homem negro, disse que traria mudança para Washington, e a maioria do país gostou da idéia. Os racistas estiveram presentes na campanha e também na votação. Mas eles não são mais a maioria, e nós veremos a sua chama de ódio se extinguir no tempo que ainda temos para viver.

Houve outro importante “primeiro” na noite passada. Nunca antes em nossa história, um candidato declarado contra a guerra foi eleito presidente em tempos de guerra. Eu espero que o presidente eleito Obama relembre isso quando ele considerar expandir a guerra no Afganistão.
A fé que nós agora temos será perdida se ele esquecer a questão principal pela qual ele derrotou a companheira democrata nas primárias e, o grande herói de guerra na eleição geral: O povo da America está cansado da guerra. Farto e cansado. E a sua voz foi alta e clara ontem.

Foram 44 anos indesculpáveis desde que um democrata, disputando a presidência, recebeu 51% dos votos. Isso é porque a maior parte dos americanos realmente não tem gostado dos democratas. Eles os vêem como raramente tendo a determinação para executar o trabalho ou defender as causas dos trabalhadores que eles dizem apoiar.


Bom, aqui está a chance deles. Ela foi proporcionada aos trabalhadores, pelo voto público, na forma de um homem que não é um mercenário, nem um burocrata sempre preso à cadeira. Ele agora se tornará um deles, ou os levará a serem como ele? Nós torcemos pela segunda alternativa.

Mas hoje nós celebramos esse triunfo da decência sobre o ataque pessoal, da paz sobre a guerra, da inteligência sobre a crença de que Adão e Eva andaram sobre dinossauros a 6000 anos atrás. Como será ter um presidente inteligente?
A ciência, banida por oito anos, voltará. Imagine apoiar nossas maiores mentes enquanto elas buscam a cura de doenças, descobrem novas formas de energia, e trabalham para salvar o planeta. Belisque-me para eu saber que não estou sonhando.

Nós podemos, muito possivelmente, também ver tempos de refrescante abertura, iluminação e criatividade. A arte e os artistas não serão vistos como inimigos.
Talvez a arte seja explorada a fim de descobrir grandes verdades. Quando Franklin Delano Roosevelt foi eleito por maioria esmagadora em 1932, resultou no aparecimento de Woody Guthrie e John Steinbeck, Dorothea Lange e Orson Welles.


Ao longo de toda uma semana eu fui assediado pela mídia me perguntando, “Mike, o que você fará agora que Bush foi embora? Eles estão brincando? Como será trabalhar e criar em um ambiente que estimula e apoia o cinema, as artes e as invenções, e a liberdade de ser o que você pode ser? Olhem o florescer de milhares de flores! Nós entramos em uma nova era, e se eu pudesse repetir nossos primeiros pensamentos gerais dessa nova era, eles seriam: Tudo é possível.
Um afro-americano foi eleito Presidente dos Estados Unidos! Tudo é possível! Nós podemos resgatar a nossa economia das mãos dos ricos negligentes, e entregá-la de volta ao povo.



Tudo é possível! A cada cidadão pode ser assegurada assistência de saúde. Tudo é possível! Aqueles que tenham cometido crimes de guerra serão trazidos à justiça. Tudo é possível.


Nós realmente não temos muito tempo. Há um grande trabalho para fazer. Mas essa é a semana para todos nós nos regozijarmos nesse grande momento. Sejamos humildes.

Não tratrem os Republicanos do modo como eles trataram vocês nos últimos oito anos. Mostrem a eles a graça e a bondade que Barack Obama expressou durante toda a campanha.
Embora detratado por todos os meios, ele recusou rebaixar-se à sarjeta e atirar a lama de volta. Nós podemos seguir esse exemplo? Eu sei que será difícil.


Quero agradecer a todos os que deram o seu tempo e recursos para fazer esta vitória acontecer. Tem sido um longo caminho, e um dano enorme foi feito a esse grande país, sem sequer mencionar que muitos de vocês perderam os seus empregos, foram à bancarrota com as suas contas médicas, ou sofreram por um ente querido mandado para o Iraque.

Nós agora trabalharemos para reparar esse dano, e não será fácil.
Mas que modo de começar! Barack Hussein Obama, o quadragésimo Presidente dos Estados Unidos. Uau. Seriamente, Uau.


Fonte: Site de Michael Moore (http://www.michaelmoore.com/)

Tradução: JdoubleJ (JJJ)

Nenhum comentário:

O Sexto Sentido.

Uma Volta ao Mundo, Dançando!