Apenas mais um Blog.

terça-feira, 25 de março de 2008

Ler, Viajar e Fazer Novas Amizades.

Ler já foi considerado por Descartes, ter uma conversa com o autor. Hermann Hesse, Escritor alemão autor de Sidarta, considerava que ler, é mais do que isso. Para ele, ler era tornar-se amigo do autor. Sendo assim, ler uma auto-biografia talvez possa ser comparável a uma conversa íntima com um amigo. Certa vez, após ler a auto-biografia de Anwar el-Sadat, ex- presidente egípcio, recordo ter recebido inesperadamente a notícia da sua morte trágica em um atentado. Foi difícil explicar o tamanho do meu desapontamento. O que dizer então sobre a leitura de uma auto-biografia autorizada? Neste caso, pode a relação com o autor ser ambígua e a leitura é meio como espiar pelo buraco de uma fechadura. De qualquer modo trata-se como em toda leitura, de fazer uma viagem. Uma viagem da qual voltamos cheios de surpresas, e de boas e más recordações. De preferência uma boa e inesquecível viagem.
Recentemente concluí a leitura de "Vida e Obra de José Maria Eça de Queirós", de Maria Filomena Monica. A propósito, e já que falei de surprêsas...
O que haveria de comum entre o alemão Hermann Hesse e o Português Eça de Queirós?
Penso que ninguém acertaria se já não soubesse! Pois bem, ambos nasceram respectivamente de uma mãe e de um pai, brasileiros. Será irresistível não voltar a esse assunto. Por enquanto, ando tentando não ser prolixo.
E a Páscoa? Que tal foi sua Páscoa? A minha foi muito boa, e o bacalhau esteve ótimo.
Não sei se foi o bacalhau que esteve à altura das sobremesas, ou as sobremesas que estiveram à altura do bacalhau.

Nenhum comentário:

O Sexto Sentido.

Uma Volta ao Mundo, Dançando!