Apenas mais um Blog.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

No Mundo do Futebol.

Mesmo não sendo um grande aficionado do futebol, é quase impossível ser indiferente ao que acontece em torno dele. Principalmente vivendo no Brasil. É divertido ouvir as análises de certos comentaristas, e assistir o comportamento das pessoas sob o efeito da paixão pelo seu time.


Ouví  o seguinte comentário ilustrativo, no rádio do carro.


Dizia o comentarista esportivo:



 "O jogador João Paulo Carioca, vem mesmo para o Náutico. Ele já jogou no Flamengo, no Grêmio e no Atlético Mineiro. Do Grêmio ele saiu, depois de uma briga com o técnico Celso Roth, e do Atlético, porque agora o técnico do Atlético vai ser Celso Roth."


Mas o que eu quero mesmo comentar, é sobre o que escreveu o Sr Diego Paes, que nos trás o seguinte, sobre o futebol: 


"Durante seus 13 primeiros jogos pelo Corinthians, Ronaldo "O Fenômeno", teve o domínio da bola por apenas 8 min e 32 segundos. Como ele fez 10 gols, diz o autor da matéria que "o atacante precisa de apenas 39,3 segundos de posse para fazer um gol". 


Nas minhas contas, seriam 51,2 segundos, mas tudo bem! Provávelmente se no lugar do Ronaldo jogasse eu, não importa o tempo de "domínio"  da bola (  :-)) ), e certamente que eu não faria nenhum gol. Diante disso acho irrelevante se Ronaldo demora mesmo são 39,3 segundos, ou 51,2  para fazer o gol. O que importa, é que agora, para ele tornou-se necessário menos de um minuto  para fazer um gol.


Não será de todo improvável que começem a especular, se não puseram nele após cada cirurgia no joelho, uma prótese bi-iônica. Talvez não o façam, para protegê-lo de ser banido do futebol, assim como a Rebeca Gusmão o foi das piscinas. Afinal, disputar assim com os outros, é covardia!


Para provar que a estatística é mesmo uma ciência onde uma criancinha pode pode ficar "empezinha" em um rio de profundidade média de 5 metros, no jogo contra a Ponte Preta, ele teve a posse de bola durante um minuto, e em lugar de fazer apenas um gol, fez dois. Foi parecido com o que aconteceu no seu penúltimo jogo contra o Santos, quando em 53 segundos de posse de bola, também fez dois gols.


Isso tudo significa, que as vezes Ronaldo passa até um pouquinho mais de 2 minutos com a bola, sem fazer gol. Para salvar sua reputação em campo, e atender as exigências de quem assiste o jogo no estádio ou na  poltrona de casa, de vez em quando precisa trabalhar dobrado: faz dois gols em menos de um minuto, e pronto!


Em se tratando de futebol, com um pouco de imaginação pode-se falar muitas coisas, durante horas! Se você ler o artigo a seguir, passará a conhecer também, estatísticas fenomenais sobre  "finalizações".


As estatísticas contudo, poderão ser uma "faca de dois legumes". 

Amanhã, se as estatísticas cairem, apontarão para declínio do Ronaldo. 

Se permanecerem as mesmas, reclamarão que não sai disso, apesar de admitirem ser uma marca satisfatória. 

E se as estatísticas melhorarem ainda mais? Um gol a cada segundo, por exemplo?

Dirão: "Não é que o cara estava nos enganando? Já começou no time, escondendo o jogo." :-))





Diego Paes

Ronaldo nunca precisou de muito tempo para resolver uma partida. No Corinthians, porém, o atacante tem se mostrado ainda mais efetivo, principalmente quando se compara o tempo de posse de bola do jogador com o número de gols marcados pelo time paulista.

Nos 13 jogos com a camisa do Corinthians, Ronaldo marcou 10 vezes e teve a bola em seu domínio por 8min32s. Na média, o atacante precisa de apenas 39,3 segundos de posse para fazer um gol. Número que impressiona e mostra que Ronaldo pode passar boa parte do jogo sem participar, mas na hora de resolver ele aparece.

O jogo em que Ronaldo teve mais posse de bola foi contra a Ponte Preta: exatamente um minuto. Na ocasião, ele marcou dois gols e salvou o Corinthians da derrota em pleno Estádio Pacaembu.

No primeiro jogo da final do Campeonato Paulista, contra o Santos, ele precisou de 53 segundos para fazer dois belos gols e praticamente dar o título estadual à equipe do Parque São Jorge.

O atacante ainda tem outros números importantes a serem ressaltados. Ronaldo tem quase 30% de aproveitamento em chutes. Dos 34 arremates a gol desde sua chegada ao Corinthians, foram marcados 10 gols: exatos 29,4% de sucesso.

Não é à toa que Dunga admitiu estar observando Ronaldo. O técnico da Seleção Brasileira sabe que, se plenamente recuperado, o atacante corintiano só tende a melhorar esses números.

Confira as finalizações e a posse de bola de Ronaldo em todos os jogos:

4/3 - Itumbiara - 0 finalizações e 21s com a bola
8/3 - Palmeiras - 2 finalizações (1 gol) e 17s com a bola
11/3 - São Caetano - 3 finalizações (1gol) e 26s com a bola
22/3 - Santos - 4 finalizações e 51s com a bola
25/3 - Ponte Preta - 6 finalizações (2 gols) e 60s com a bola
28/3 - Guarani - 3 finalizações e 36s com a bola
31/3 - Ituano - 1 finalização (1 gol) e 38s com a bola
12/4 - Sâo Paulo - 4 finalizações e 52s com a bola
19/4 - São Paulo - 3 finalizações (1 gol) e 34s com a bola
26/4 - Santos - 3 finalizações (2 gols) e 53s com a bola
29/4 - Atlético-PR - 1 finalização e 27s com a bola
3/5 - Santos - 1 finalização e 42s com a bola
6/5 - Atlético-PR - 3 finalizações (2 gols) e 55s com a bola

Fonte: Portal Terra.

Nenhum comentário:

O Sexto Sentido.

Uma Volta ao Mundo, Dançando!