Apenas mais um Blog.

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Os Sujos Falando dos Mal Lavados.


Aconteceu no Brasil em tempos ainda menos promissores, que havia uma determinação governamental que limitava a compra de dólares para viagens ao exterior.

Para cada cidadão, os bancos teriam que obedecer a cota máxima de U$ 4000.00 para venda, mediante a apresentação do Passaporte.

O Dr Nicolau Bogotá, comentava comigo a viagem de férias que faria à Inglaterra. Roteiro formidável! 

Interrompeu contudo o devaneio, pois já se imaginava viajando, quando de nós se aproximou a Mrs Fiddler. A senhora Evelyn Fiddler, era uma inglesa que vivia na bela Castle - Combe, pequenina cidade medieval nos arredores de Bristol.

Recém chegada no Brasil, seria uma visitante do nosso país por não mais que dois ou três meses.

- Mrs Fiddler, how nice to see you!

Disse o Dr Bogotá entabulando uma breve conversação que logo conduziria a uma questão de seu particular interesse.

- Na próxima semana estarei viajando de férias para Londres. Como preciso comprar "Pounds", me ocorre lhe perguntar: Você os teria para me vender?

Mrs Fiddler muito solícita e de finos modos, não titubeou:

- Sim! Tenho sim! E me seria de todo oportuno vender-lhes pois acabo de chegar e preciso dinheiro brasileiro.

Que bom negócio para os dois! Não?

Mrs Fiddler porém, como que tomada por súbita apreensão, ponderou:

- Mas você poderia compra-los no setor de câmbio do seu banco pela taxa oficial, em lugar de através de mim!

Ao que o Dr Bogotá explicou:

- Mas isso eu já fiz! Tenho comigo em Libras, o equivalente aos U$ 4000.00 da cota máxima a que tenho direito. Agora quero comprar mais algum dinheiro além dessa cota, para eu viajar mais tranquilo, confortável. 

A expressão facial da fleumática senhora foi de espanto. Considerando toda a sua linguagem corporal, enquanto durou o seu breve silêncio, percebi que além da surpresa, passavam pela sua cabeça incompreensão e íntima censura.

Ao recobrar o tino, perguntou:

- O Sr está me dizendo que por lei há uma cota máxima permitida à qual já utilizou?

- Sim! U$ 4000.00!

- Ainda assim o Sr pretende viajar levando dinheiro acima do permitido?

- Sim! Apenas para me garantir!

- Oh não!  Claro eu tenho as Libras e preciso vende-las. "But, I apologise for that": vender ao senhor eu não vendo. Se o fizesse eu estaria lhe ajudando a burlar as leis do seu país.

Convenhamos, o Dr Nicolau Bogotá era tão respeitável quanto era frouxa a sua moral. Ele é um brasileiro típico!
A Mrs Fiddler é imbuída de valores, e isso nos admira na medida em que não os temos.

Mudanças culturais são possíveis, mas não são fáceis de acontecer. Por muito tempo continuaremos uma população de hipócritas a assistir "os sujos falando dos mal lavados".

Nenhum comentário:

O Sexto Sentido.

Uma Volta ao Mundo, Dançando!