Entrada da Rio Sol, Vinícola Vinibrasil.
Entrada da Fazenda Garibaldina da Vinícola Garziera.
As Vinícolas Vinibrasil e Garziera, são localizadas no município de Lagoa Grande, estado de Pernambuco. A distância entre elas é de 8 km. Saindo de Petrolina, viajamos na direção oposta a que nos levaria a Vinícola Miolo (ver a postagem de ontem). A distância de Petrolina a primeira dessas duas vinícolas, a Vinibrasil, é de 70 km.
Em cada uma delas foi possível conhecer alguns aspectos não observados na visita à Miolo.
Assim, na Vinibrasil foi possível conhecer as vantagens dos vinhedos em espaldeira, com relação ao tradicional tipo latada. No chamado viveiro, onde as uvas aprovadas passam por enxertos, o processo foi explicado em detalhes.
Quanto aos vinhos, o seu "top de linha" é o Paralelo 8 Reserve, um tinto seco de excelente qualidade. Há um vinho tinto seco chamado Brasilio, que é fabricado totalmente para exportação. As poucas garrafas que não são exportadas, são vendidas atualmente, apenas na própria vinícola. Claro que comprei uma, sabendo que não poderia encontrar vizinho lá de casa.
A Garziera, embora também elabore vinhos finos, dedica-se em grande parte a produção de uvas de mesa para sucos, e até engarrafa um vinho tinto feito a partir de uvas de mesa em lugar de uvas finas, chamado Sertão. A sua área plantada só tem uvas híbridas. As uvas finas com as quais faz os vinhos de mesa, são compradas a terceiros.
Havendo mais vinícolas para visitar, seria provável a partir de agora, cair em repetições.
Recomendo a quem tiver interesse, vir até aqui para sentir de perto o quanto essa região do Vale do São Francisco tem se desenvolvido, e o quanto tem sido fundamental para isso, a água irrigada do rio São Francisco, carinhosamente chamado de o "Velho Chico".
Fotos Vinícola Miolo: http://www.facebook.com/album.php?aid=7277&id=100000032140897&l=19f9ea05be
Fotos Vinícola Vinibrasil: http://www.facebook.com/album.php?aid=7278&id=100000032140897&l=0f271517ae
Fotos Vinícola Garziera: http://www.facebook.com/album.php?aid=7279&id=100000032140897&l=654b3ede7e
O que seria do nordeste, sem o "O Velho Chico".
Um rio sobretudo muito rico em quilowatts. :-)))